O BRICS Policy Center recebeu nesta segunda-feira, 26 de setembro, 2016, o lançamento da pesquisa “O que dizem as crianças? Uma consulta sobre violência a partir da percepção de crianças e adolescentes”, iniciativa do Instituto Igarapé e da Visão Mundial, com o apoio do BPC.
O evento teve como objetivo dar visibilidade à violência contra as crianças e apresentar os resultados da última pesquisa realizada do Índice de Segurança da Criança (ISC), um aplicativo desenvolvido pelo Instituto Igarapé, para o mapeamento de como as crianças percebem a violência em diferentes fases, ambientes e esferas da vida. A pesquisa, formulada por especialistas na área de proteção infantil, contou com um total de trinta perguntas impessoais, para evitar possíveis memórias traumáticas.
Foram coletados dados de meninos e meninas de diferentes idades, resultando em informações interessantes que estão disponíveis no site do Igarapé. A ideia do aplicativo parte do princípio de que para criar políticas públicas eficazes é imprescindível escutar aqueles que são diretamente afetados. O formato de aplicativo, por sua vez, torna o acesso aos dados rápido e fácil, assim como sua aplicação em diferentes contextos.
A mesa de abertura contou com a participação de Jõao Diniz, Diretor Executivo da Visão Mundial, e de Robert Muggah, Diretor de Pesquisas do Instituto Igarapé. Anna Nascimento, da UNICEF, Renata Giannini, Pesquisadora Sênior do Instituto Igarapé, e Karina Lira e Reinaldo Almeida, da Visão Mundial, foram os palestrantes que apresentaram os resultados do projeto, além de pensar em possíveis soluções para o problema da violência que acomete crianças e adolescentes.