Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Contexto Latinoamericano de las inversiones y financiamiento chino

21 de setembro de 2022 | 12:00 - 13:30

O Colectivo sobre Financiamiento e Inversiones Chinas, Derechos Humanos y Ambiente (CICDHA) convida todos para o evento virtual: “Contexto Latinoamericano de las inversiones y financiamiento chino”, apoiado pelo BRICS Policy Center e com participação da professora e pesquisadora Maria Elena Rodriguez.

O (CICDHA) é uma rede de organizações da sociedade civil latino-americana que visa promover a melhoria do impacto social e ambiental dos investimentos e financiamentos chineses. Através deste webinar, o CICDHA pretende contribuir para a análise do contexto atual das relações entre a China e a América Latina e as suas implicações sociais e ambientais.

Nas últimas duas décadas, as relações econômicas, políticas e comerciais entre a China e a América Latina aprofundaram-se em grande parte devido ao financiamento substancial dos bancos políticos e à presença crescente de empresas chinesas nos setores de infraestrutura, energia, transportes e conectividade. Embora os empréstimos soberanos chineses tenham diminuído progressivamente nos últimos três anos, na primeira metade de 2022 foram anunciados novos empréstimos chineses para a Argentina e Equador ligados ao financiamento de megaprojetos como o complexo hidroeléctrico do rio Santa Cruz. Ao mesmo tempo, várias empresas chinesas estão no processo de aumentar a sua presença em setores-chave. Por exemplo, estão consolidando a sua entrada nos países do triângulo do lítio, ao mesmo tempo que são anunciadas novas operações por empresas chinesas na exploração de combustíveis fósseis em vários países da América Latina e em áreas ecologicamente frágeis, como o Parque Yasuní no Equador. Além disso, a China é o principal destino das matérias-primas do Equador, Peru e Chile, e a fim de reforçar as relações comerciais, o Uruguai e o Equador estão negociando acordos de livre comércio com a China. Em fevereiro deste ano, a Argentina juntou-se aos 21 países latino-americanos que já fazem parte da “Belt and Road Initiative” (BRI).

O webinar procura, portanto, abordar as questões:

-> Quais são as principais mudanças no contexto das relações entre a China e a América Latina no que diz respeito ao avanço do extrativismo, da governação ambiental e dos conflitos sociais?

-> Que oportunidades o contexto da relação China-América Latina oferece às organizações da sociedade civil para influenciar a melhoria da governança socioambiental dos financiamentos e investimentos chineses?

 

Inscreva-se

 

Detalhes

Data:
21 de setembro de 2022
Hora:
12:00 - 13:30
Website:
https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_eahpzW7mT42JwnDZZmYBRg

Organizador

Maria Elena Rodriguez

Outros detalhes