No dia 17 de março de 2014, ocorreu o evento “Beyond North and South: the BRICS and the future of development cooperation“, no BRICS Policy Center, em parceria com o Institute of Development Studies (IDS) e com o UK Department for International Development (DFID). Contou com a presença de representantes de bancos nacionais de desenvolvimento, de agências nacionais para a cooperação de diversos países, de empresas privadas, de agências internacionais do sistema ONU e também de acadêmicos.
O seminário foi dividido em três painéis. O primeiro painel, “Aid and private investment: uncomfortable friends or necessary partners?”, abordou como alguns bancos nacionais de desenvolvimento colaboram para realizar políticas do Estados e como o setor privado tem dquirido participação relevante no desenvolvimento econômico e social de países parceiros.
O segundo painel, “Private investment and development: Brazilian experiences”, tratou sobre as implicações políticas da cooperação e do desenvolvimento e como empresas privadas brasileiras participam disso.
Por fim, o terceiro painel, “The BRICS and the GPEDC”, recapitulou os princípios que orientam o modelo brasileiro de cooperação Sul-Sul e também versou sobre parceria e desafios globais.
Em breve, será publicado um Policy Note com informações mais detalhadas do evento.