Especialistas de Brasil, Noruega e China participaram do evento “Cadeias de valor sustentáveis: Aprendendo com o passado, investindo no futuro”, na semana passada.
Especialistas de Brasil, Noruega e China participaram do evento “Cadeias de valor sustentáveis: Aprendendo com o passado, investindo no futuro”, na semana passada. Diante de uma plateia lotada, eles explicaram os desafios para as commodities agropecuárias e minerais, como a adoção e implementação de padrões internacionais de qualidade nas avaliações de impacto social e ambiental.
O evento foi organizado pelo BRICS Policy Center, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil), o Global Environmental Institute (China) e o Future Horizonts Institute (Noruega).
No primeiro dia, os debates abordaram o potencial de cooperação entre China e Brasil na rastreabilidade do gado, além do apoio da Iniciativa Internacional sobre Clima e Florestas da Noruega ao Fundo Amazônico. A programação ainda teve uma mesa sobre o policy brief “Commodities Sustentáveis para o Clima, a Natureza e as Pessoas: Aprendendo com o Passado, Investindo no Futuro”.
O segundo dia foi dedicado a um workshop sobre a relação entre os dois países a produção de soja e carne, passando por pontos como o monitoramento da pesquisa genética de sementes e as políticas de desmatamento zero.
Nas fotos estão os autores do policy brief Claudia Melim-McLeod, Future Horizons Institute (Noruega), Ana Garcia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil), Knut Lakså, Future Horizons Institute (Noruega) e Peng Ren, Global Environmental Institute (China), além de Fernando Ribeiro (IPEA), que fez comentários sobre o documento.