gsum_winterschool

A Escola de Inverno GSUM

Organizada pela Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), a Escola de Inverno é um programa acadêmico e de treinamento intensivo sobre mediação internacional com duração de duas semanas, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A Escola oferece, no máximo, 24 vagas por semana para estudantes que buscam ter uma experiência intensiva e substantiva de aprendizado e treinamento na teoria e na prática da mediação internacional, com foco particular em questões relativas ao Sul Global.
Em breve, divulgaremos mais informações sobre a edição de 2017 da Escola de Inverno. Acompanhe nossa página do Facebook para saber mais sobre nossas atividades e eventos.

Escola de Inverno GSUM 2016

Em sua terceira edição, a Escola de Inverno do GSUM contou com a participação do Secretário-Geral da UNASUL e ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, abrindo a Escola com a palestra “Conflicto y Paz en Suramérica”. Os principais cursos foram ministrados por Roxaneh Bazergan, que lidera a Unidade de Suporte à Mediação do Departmento de Assuntos Políticos (DPA) das Nações Unidas; Oliver Richmond, professor de Relações Internacionais da Universidade de Manchester; Dominik Balthasar, pesquisador sênior do swisspeace; Edy Kaufman, professor da Universidade de Maryland e Pablo Lumerman, fundador e diretor da organização Estudio de Valle, responsável por atuar em diversos processos de mediação na América Latina.
Com o objetivo de contribuir para o debate público nos níveis local, nacional e internacional, a escola organizou também vários eventos públicos com a participação de funcionários públicos, especialistas de mediação internacionais, estudiosos e profissionais eminentes, tais como: Ignacio Cano (LAV/UERJ); Carolina Melo (PUC-Rio); Rob Muggah (Igarapé); Graciela Tapia (UNDPA), Denise Garcia (Universidade Northwestern) e Monica Herz (IRI / PUC-Rio).
Saiba mais sobre a edição de 2016 e acesse o nosso vídeo institucional aqui 

Escola de Inverno GSUM 2015

 

Em sua segunda edição, a Escola de Inverno do GSUM contou com a participação do Dr. Paulo Sérgio Pinheiro, que abriu a Escola com o discurso “Monitoring Human Rights for the UN: From special rapporteurs to commissions of inquiry and the case of Syria”. Os cursos principais foram ministrados pelo Dr. Iver Neumann, professor de Relações Internacionais na London School of Economics, e colaborador de longa data no Norwegian Institute of International Affairs (NUPI); Drª. Sara Hellmüller, cordenadora de pesquisa e diretora do Programa de Mediação da fundação Swisspeace; Dr. Laurie Nathan, diretor e professor do Centro de Mediação (CRM) da Universidade de Pretória; e Drª. Esra Cuhadar, professora da Universidade de Bilkent, na Turquia, e mediadora regional para o Banco Mundial na Turquia e no Cáucaso.
Com o objetivo de contribuir para o debate público nos níveis local, nacional e internacional, a escola organizou vários eventos públicos com a participação de funcionários públicos, especialistas de mediação internacionais, estudiosos e profissionais eminentes, tais como: Dr. Edward Kaufman (CIDCM/Universityof Maryland); Prof. Pablo Lumerman (ACCESS/PNUD); e Drª. Claudia Fuentes (IRI / PUC-Rio). Além disso, os três fellows do GSUM no ano de 2015: Profª. Mabel González Bustelo (NOREF/Complutence University of Madrid); Dr. Raslan Ibrahim (Universityof Denver); e Dr. Pascal da Rocha (Columbia University) lecionaram cursos relacionados as suas áreas de pesquisa e participaram dos eventos públicos.

 

Saiba mais sobre a edição de 2015 aqui.

Escola de Inverno GSUM 2014

 

Na primeira edição da Escola, realizada em Julho de 2014, a Escola de Inverno do GSUM teve a honra de receber o Embaixador Antonio Patriota, Representante Permanente do Brasil na ONU e ex-Ministro de Relações Exteriores, para lecionar sua Aula Inaugural. Os cursos principais da escola foram dados pelos Profs. Laurie Nathan, diretor do Centro para a Mediação da Universidade de Pretória, e da especialista Joyce Neu, fundadora e associada sênior da rede Facilitating Peace. Com o objetivo de contribuir para o debate público local, nacional e internacional, a escola também organizou diversos Eventos Públicos durante essas duas semanas, contando com a participação de funcionários do governo, especialistas em mediação internacional e renomados acadêmicos e profissionais, tais como: a Prof. Pinar Bilgin (Bilkent University); a Prof. Cécile Mouly (FLACSO);Prof. Claudia Fuentes (IRI/PUC-Rio) e o Sr. Marcelo Viegas (Divisão das Nações Unidas do Ministério de Relações Exteriores).

 

Saiba mais sobre a edição de 2014 aqui. Para assistir a entrevistas com os professores da Escola, clique aqui (apenas em inglês).