Compromissos brasileiros e perspectivas na ocasião do encontro do G20

No último dia 1° de junho, 2017, a Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center promoveu a mesa redonda “Rumo ao encontro do G20: compromissos brasileiros e perspectivas”. O evento contou com a participação do sherpa do Brasil no G20embaixador Carlos Márcio Cozendey, além de acadêmicos, representantes de organizações não governamentais e membros da sociedade civil.

Em meio ao contexto de incertezas acerca do posicionamento da delegação dos Estados Unidos na próxima cúpula do G20, a Alemanha, que assume atualmente a presidência do grupo, vem promovendo uma agenda ampla e diversificada, que abarca temas como a saúde, o meio ambiente e o comércio mundial. A expectativa é que no próximo encontro do grupo sejam abordados especificamente questões referentes ao uso e resistência a antibióticos, ao despejo de lixo nos oceanos e a conscientização e incentivo às empresas no que diz respeito à questão socioambiental.

Durante a mesa redonda, o embaixador destacou alguns pontos sensíveis dessa agenda, com o objetivo de fomentar a discussão entre acadêmicos e representantes do governo sobre o papel do Brasil nessa cúpula. Apesar de os futuros acordos enfrentarem vários obstáculos, o embaixador se mostrou otimista a respeito do papel do Brasil na cúpula, que acontecerá em Hamburgo do dia 7 até 8 de julho de 2017.