BRICS Policy Center recebe grupo da ILAS-CASS e da Renmin University

0O BRICS Policy Center recebeu nessa quinta-feira, 27 de julho de 2017, o grupo do Instituto da América Latina da Academia Chinesa de Ciências Sociais (ILAS-CASS). A delegação foi composta por seis membros, sendo um deles o ex-fellow do BRICS Policy Center, Zhou Zhiwei,  doutor em Política Internacional pelo ILAS-CASS além dos senhores He ShuangrongYang Jianmin e outros pesquisadores. Representando o BPC estavam o pesquisador do grupo de Sistemas de Inovação e Governança do Desenvolvimento, Prof. Luis Manuel Fernandes, o pesquisador do BRICS Urbe, Prof. Sérgio Veloso, e a coordenadora administrativa do Centro, Sra. Lia Lopes.

O intuito da reunião foi justamente apresentar ao grupo, em visita durante essa semana ao Brasil, o contexto atual do país. Nesse sentido, foram discutidos temas como (i) a posição geral do Brasil em relação aos países BRICS, (ii) novas ideias do Brasil para a próxima cúpula dos BRICS que acontecerá em setembro, na China, (iii) as mudanças na política externa entre o governo brasileiro anterior e o atual, (iv) as relações Brasil-Estados Unidos e, por fim, (v) as relações Brasil-China e Brasil-Ásia.

Durante a reunião, trataram ainda sobre a possibilidade de firmar uma parceria entre o BRICS Policy Center / PUC-Rio e o ILAS-CASS, através da assinatura de um acordo de cooperação e, ainda, sobre a publicação de artigos de pesquisadores do BPC na revista relacionada a temas da América Latina publicada pela instituição estrangeira.

Ainda no escopo de cooperação com instituições chinesas, o Centro recebeu no dia 02 de agosto, 2017, a visita de representantes da Renmin University of China, encabeçada pelo Sr. Wu Xiaogiu, vice-presidente da universidade. A delegação foi recebida pelo Supervisor Geral do BPC, Prof. Paulo Esteves, o Prof. Luís Manuel Fernandes, o Prof. Sérgio Veloso e a Sra. Lia Lopes.

Na reunião, o Prof. Paulo apresentou o BPC e os participantes conversaram sobre as parcerias que temos com instituições chinesas, os fellows da China que já recebemos, nossos acordos de cooperação e nossas produções. Além disso, falaram sobre a atual situação política brasileira, global governance e global issues.