BRICS Policy Center/PUC-Rio participa do Seminário Internacional sobre o Retorno de Bens Culturais sob os auspícios da Presidência brasileira do BRICS 2025, organizado pelo MRE e pela USP.

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Prof. Marcelo Cappucci representou o BPC/PUC-Rio no Seminário Internacional sobre o Retorno de Bens Culturais sob os auspícios da Presidência brasileira do BRICS 2025. Foram um dos dias de trocas de experiências e debates sobre repatriação, restituição e justiça cultural.

Os debates do seminário reuniram especialistas como Didier Houénoudé (Universidade Abomey-Calavi, Benin), Pierre Losson (The Graduate Center – CUNY), Tatiana Carvalho Teixeira (MRE), Ciraj Rassool (University of the Western Cape), Wang Yunxia (Renmin University of China), Marco Antonio Nakata (Instituto Guimarães Rosa), Hemasagar A. Naik (Archaeological Survey of India) e Bénédicte Savoy (Technische Universität Berlim). Eles destacaram a diferença conceitual e política entre “retorno” e “restituição”, discutiram dimensões de legitimidade e ética para além da legalidade estrita, e enfatizaram que a devolução de bens culturais deve ser entendida como questão de direitos humanos, identidade e justiça histórica.

Os participantes também chamaram atenção para desafios operacionais: a importância do destino dos bens culturais, a necessidade de transparência nos inventários, como ressaltado por Karamina Puspitasari (Agência Indonésia do Patrimônio) e Tonico Benites Avá Kaiowá (Museu Nacional/UFRJ), e a relevância de ações multilaterais que fortaleçam países menos favorecidos. Por fim, registrou-se manifestação informal de interesse, por parte de Tatiana Carvalho Teixeira (MRE), em realizar evento semelhante no BPC em 2026.