BRICS Policy Center/PUC-Rio e OXFAM realizaram debate “Justiça Climática rumo à COP30”,
O BRICS Policy Center/PUC-Rio realizou, em parceria com a OXFAM, o debate “Justiça Climática rumo à COP30”, no dia 05 de novembro, na sede do BPC, em Laranjeiras.
O evento foi mediado pela professora Maria Elena Rodriguez (Coordenadora adjunta e pesquisadora do BPC/PUC-Rio) e reuniu os especialistas Carlos Aguilar (OXFAM América Latina), Daniela Vilar (Ministério do Ambiente da Província de Buenos Aires) e Maria Beatriz Peixoto Melo (Plataforma Socioambiental BPC/PUC-Rio).
Em um primeiro momento, eles apresentaram a definição de “justiça climática”, que pode ser entendida como uma perspectiva que reconhece que os impactos climáticos não afetam todas as pessoas da mesma forma, destacando quem sofre as consequências e por que isso ocorre, incluindo dimensões éticas, políticas e sociais, incorporando elementos como igualdade, direitos humanos e sustentabilidade. Ela também enfatiza que o acesso e o controle dos recursos financeiros e comuns são fundamentais para a mitigação e adaptação. É importante ressaltar que aqueles que mais sofrem com as consequências climáticas hoje em dia não são aqueles que são mais responsáveis pela situação em que o planeta se encontra atualmente, sendo esse o motivo pelo qual países devem ter responsabilidades diferenciadas.
O debate se encontra disponível no Canal do BPC no YouTube.
Assista

