BRICS Policy Center entre os melhores Think Tanks do mundo pelo sexto ano consecutivo

BRICS Policy Center (BPC) mais uma vez se destaca entre os melhores Think Tanks do mundo, segundo o relatório anual elaborado pela Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. O Global Go To Think Tank Index Report 2016 tem como objetivo reconhecer as importantes contribuições e tendências globais perpetradas pelos Think Tanks. O processo de ranqueamento se dá através da definição compartilhada sobre pesquisa de políticas públicas, análise e engajamento das organizações.

Dos 89 Think Tanks brasileiros que aparecem no relatório, o BPC tem as melhores posições em categorias como “Top Think Tank de Ciência e Tecnologia”“Melhor Ideia ou Paradigma Desenvolvida por um Think Tank”“Melhor Conferência Realizada por um Think Tank”, “Melhor Think Tank Network“Melhor Programa de Pesquisa Transdisciplinar”“Melhor uso de Mídias Sociais e Network” e, finalmente, como único representante brasileiro, “Melhores Think Tanks Afiliados a Universidades”.

De acordo com o Supervisor Geral do BPC, Prof. Paulo Esteves, o fato de o Centro ser o único Think Tank brasileiro presente no Top 10 de “Melhores Think Tanks Afiliados a Universidades” é relevante dada a sua própria natureza:

“Nosso think tank é ao mesmo tempo um espaço de pesquisas orientadas à análise e proposição de políticas, mas também é um ambiente de ensino-aprendizagem. No BPC, alunos de graduação e pós-graduação aprendem fazendo. É através da condução de pesquisas, produção de análises, organização de diálogos políticos que nossos alunos desenvolvem habilidades e competências que terão consequências em suas vidas profissionais”, comenta o Prof. Esteves.

Administrado pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em parceria com aPrefeitura da Cidade, o BPC se dedica aos estudos sobre os países que compõem o agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e demais potências emergentes. A mediação internacional de conflitos, a cooperação internacional para o desenvolvimento, os estudos sobre cidades e as questões socioambientais são alguns dos eixos temáticos desenvolvidos em suas pesquisas.

O BPC destaca-se ainda como Top 30 no ranking Melhor Think Tank na América do Sul e Central e mantém-se nas melhores posições regionaisnas categorias “Melhor Think Tank Network, que considera a habilidade de um Think Tank em expandir, mobilizar e nutrir sua networkeficientemente, “Melhor Programa de Pesquisa Transdisciplinar”, onde o Centro se mostra capaz de reunir acadêmicos de diferentes disciplinas para criar inovações conceituais, teóricas e metodológicas que respondam à demanda por produção de conhecimento, “Melhor Ideia ou Paradigma Desenvolvida por um Think Tank, mostrando a capacidade do BPC de criar novas ideias e paradigmas sólidos, incluindo modos de pensar e metodologias passíveis de utilização, “Melhor Conferência Realizada por um Think Tank, reconhecendo a qualidade das conferências realizadas pelo Centro e, finalmente, “Melhor uso de Mídias Sociais e Network”.

O objetivo de um Think Tank é criar pontes entre a sociedade e os gestores de políticas públicas, à medida que se propõe a analisar as políticas governamentais, encontrar soluções inovadoras para resolver seus impasses, além de fomentar o conhecimento acadêmico e debates teóricos.

No 10º aniversário do relatório, o Global Think Tank Index Report avaliou 6.498 think tanks que buscam diminuir a lacuna entre a produção de conhecimento científico e a construção de políticas públicas no mundo todo.

Agradecemos a PUC-Rio e ao seu Instituto de Relações Internacionais, a Prefeitura do Rio de Janeiro, a nossos parceiros e a equipe do BRICS Policy Center.

Confira a lista completa dos rankings do BPC

Best University Affiliated Think Tank – 9º

Top Think Tanks in Central and South America – 27º

Top Domestic Economic Policy Think Tank – 87º

Top Science and Technology Think Tanks – 60º

Top Social Policy Think Tanks – 62º

Top Think Tanks by Special Achievements – 76º

Best Managed Think Tanks – 35º

Best New Idea or Paradigm Developed by a Think Tank – 5º

Best Think Tank Conference – 17º

Best Think Tank Network – 10º

Best Transdisciplinary Research Think Tank – 6º

Best use of Social Media and Network – 28º