BPC sedia o lançamento do livro “A mística do Bem Viver”

No dia 12 de dezembro de 2019, o BRICS Policy Center sediou o lançamento do livro “A mística do Bem Viver”, seguido de um debate público a respeito da temática da obra. Estiveram presentes a organizadora e autora,  Professora Rosemary Fernandes da Costa (PUC-Rio), e os autores, Professor Chico Alencar (UFRJ), Henrique Vieira (Igreja Batista do Caminho), Obalera de Deus (PUC-Rio) e Reinaldo Neves (Conselho Tutelar-RJ).

Na ocasião, Rosemary Fernandes debateu a respeito da proposta principal do livro, fruto de um processo de encontros entre juventudes que experimentaram a Espiritualidade Libertadora, nas mais diversas expressões religiosas, num grande movimento de integração entre fé e política, ética e espiritualidade, mística e prática.  Como apresentado pela Professora, o livro visa contribuir para a formação e  reflexão de momentos de espiritualidade e planejamento nas muitas comunidades juvenis em solo brasileiro no que concerne ao tema do Bem Viver: uma inspiração dos povos originários que conduz a profundas revisões estruturais e relacionais. O livro prioriza uma linguagem simples e acessível, e cada artigo apresenta uma proposta pedagógica, mistagógica, política e espiritual.

Além disso, também foram discutidos a concepção do Bem Viver – entendida pelos autores como uma noção de humanidade não ocidental -, as implicações relacionais a essa percepção – importância do acolhimento, do cuidado, do não ao sectarimo, da humanização e dos direitos da natureza – e também formas de fomentar relações nas quais o “nós” prevaleça sobre o ‘eu’, e o espírito comunitário permeie a vida social.

Ao final da roda de conversa, os presentes puderam cantar um mantra que, conforme exposto pelos autores, estava em unidade com o povo das comunidades empobrecidas, das favelas e da periferia, que disputam o direito de viver como seres humanos, sempre se renovando, sendo resiliente e alimentando a fé e a esperança. Os os autores também tiveram a oportunidade de autografar os livros dos convidados presentes.