Ao longo dos dias 26, 27 e 28 de novembro, o BRICS Policy Center da PUC-Rio realizou o III Workshop Abordagens Críticas ao Desenvolvimento, com a temática “Quais Saberes para uma Justiça Ecológica?” que reuniu pesquisadores, lideranças sociais e estudantes.
Ao longo dos dias 26, 27 e 28 de novembro, o BRICS Policy Center da PUC-Rio realizou o III Workshop Abordagens Críticas ao Desenvolvimento, com a temática “Quais Saberes para uma Justiça Ecológica?” que reuniu pesquisadores, lideranças sociais e estudantes para debater as múltiplas camadas que atravessam a relação entre desenvolvimento, justiça ecológica, raça e território.
As mesas redondas destacaram a necessidade de descentralizar perspectivas eurocêntricas, ampliando o entendimento de desenvolvimento a partir de experiências situadas, vivências territoriais e epistemologias diversas presentes no Brasil e no Sul Global, como um todo.
Assim, os palestrantes trouxeram reflexões sobre modelos de negócio dentro de lógicas de justiça ecológica, impactos territoriais, a convergência crescente entre as agendas de clima e desenvolvimento e os diálogos entre teoria e prática que se fortalecem tanto na academia quanto em mobilizações sociais. Os Grupos de Trabalho tiveram a oportunidade de apresentar suas reflexões e receber feedbacks, comentários e questões dos professores e colegas que estiveram presentes durante os três dias de evento.
Ao final, o Workshop reforçou a importância de articular saberes locais e globais, integrar perspectivas acadêmicas e territoriais e construir caminhos que reconheçam as múltiplas vozes envolvidas na luta por justiça ecológica.
Dentre as organizações presentes estavam: Instituto PACS, Justiça nos Trilhos, Pretas pelo Clima, Instituto Socioambiental, Fase, Plataforma Socioambiental, além de professores, pesquisadores e alunos da PUC-Rio, UEPB, UFRRJ, UFRJ, UFBA, UFPA, UFF, USP, UFPE, UFT, UFRGS e Jindal Global University.


