
Alunos do MAPI são aprovados no programa The Graduate Institute Geneva
O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio possui uma parceria com o The Graduate Institute Geneva que permite aos estudantes do Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (MAPI) obterem diplomas pelas duas instituições em apenas três anos, em vez de quatro.
O acordo estabelece que os alunos iniciem o curso na PUC-Rio e, após obtiverem os créditos necessários na PUC-Rio (1 ano); sigam para Genebra, onde cursarão um dos programas interdisciplinares do Graduate Institute.
Os alunos Lina Ferreira e Guilherme Temke foram aprovados no processo seletivo de intercâmbio em 2025 e iniciarão o mestrado no exterior em 2025.. Confira abaixo as expectativas e considerações dos novos participantes sobre o programa.
1. O que motivou sua escolha em se candidatar para o programa de intercâmbio no The Graduate Institute de Genebra? (Guilherme Temke)
R: “Eu diria que foram principalmente três fatores que mais me interessaram e motivaram minha candidatura para Genebra. Primeiro, a excelência do corpo docente do Graduate Institute (IHEID), composto por professores que não são apenas referências em suas áreas de estudo, mas também possuem uma atuação profissional bastante relevante.
Em segundo lugar, a localização privilegiada da faculdade, no coração da International Geneva, ao lado de inúmeras organizações internacionais, ONGs e empresas do setor privado, que frequentemente contratam alunos do IHEID após a graduação ou para programas de estágio.
Por fim, e talvez o mais importante, a abordagem de ensino do Graduate Institute, que combina teoria com aplicação prática. Acho que o que ilustra bem essa abordagem diferenciada é o Applied Research Project, um componente central do programa de mestrado, no qual os alunos formam pequenos grupos e desenvolvem policy papers para auxiliar organizações parceiras da faculdade em suas áreas de atuação. Além disso, o IHEID permite e incentiva que os alunos façam estágio já desde o primeiro semestre, oferecendo suporte ativo na busca por oportunidades e na resolução de questões burocráticas.”
2. Como você acredita que essa experiência contribuirá para o seu crescimento acadêmico e profissional, e de que maneira ela se conecta com suas aspirações de carreira? (Lina Ferreira)
R: “Desde que comecei o MAPI, tenho a ambição de trabalhar em organizações internacionais no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento. Penso que, apesar de desafiador, o momento atual é oportuno para que profissionais e acadêmicos brasileiros se insiram em espaços de articulação e formulação de soluções para os desafios globais.
Acho essencial que, como estudantes e profissionais latino-americanos, estejamos ocupando esses espaços de debate e construção de soluções. Vejo a experiência em Genebra como um caminho para isso.”
3. Quando ingressou no MAPI, você já conhecia as oportunidades de intercâmbio de duplo diploma oferecidas pelo nosso mestrado profissional? Como elas influenciaram sua decisão de seguir esse caminho? (Guilherme Temke)
R: “”Sim, com certeza. Quando estava pesquisando programas de mestrado aqui no Brasil, um dos aspectos que eu mais valorizava era justamente as oportunidades de intercâmbio no exterior oferecidas pela faculdade. Entre todas as instituições que avaliei, o MAPI se destacou pelas parcerias que possui com universidades de excelência global na área de Development Studies, foco central dos meus estudos.
Além disso, a possibilidade de obter a dupla diplomação — indo além de um simples semestre de intercâmbio na instituição parceira — é, sem dúvida, um dos diferenciais mais significativos que o MAPI oferece.
Na minha opinião, participar desse programa conjunto, seja com o Graduate Institute (como no meu caso) ou com as demais instituições parceiras do MAPI, é uma oportunidade única de explorar questões cruciais ligadas ao desenvolvimento econômico a partir de perspectivas diversas e complementares. Essa estrutura singular permite que os alunos aproveitem ao máximo o que cada instituição tem de melhor a oferecer, alavancando ainda mais o aprendizado obtido ao longo do mestrado.”