
A pesquisadora do BRICS Policy Center/PUC-Rio, e Profª da UFRRJ, Ana Saggioro Garcia concedeu entrevista para o jornal The Dialogue: Latin America Advisor sobre “Qual o futuro das relações econômicas entre China-Brasil?”
A pesquisadora do BRICS Policy Center/PUC-Rio, e Profª da UFRRJ, Ana Saggioro Garcia concedeu entrevista para o jornal The Dialogue: Latin America Advisor sobre “Qual o futuro das relações econômicas entre China-Brasil?”.
A pesquisadora Ana Garcia analisa as relações Brasil-China, destacando a assimetria no comércio bilateral: o Brasil exporta principalmente produtos primários, como soja, minério de ferro e óleos minerais, e importa bens de alto valor agregado, como máquinas e veículos. Esse padrão reforça a divisão internacional do trabalho e desafia a reindustrialização brasileira, necessária para a transição energética, a digitalização e o avanço tecnológico. A China demonstra interesse em apoiar setores industriais no Sul Global, com oportunidades de cooperação em energia renovável, infraestrutura, saúde, serviços e manufaturas, embora exijam atenção a direitos trabalhistas, sociais e ambientais. Geopoliticamente, o Brasil adota uma estratégia de multialinhamento, buscando equilibrar relações com EUA, União Europeia e China. Os altos encargos tarifários dos EUA incentivam a diversificação de mercados e o comércio com a Ásia, especialmente em café e carne. A pesquisadora ressalta a necessidade de alianças mais sólidas no Sul Global, mas não vê ainda a possibilidade de uma estratégia conjunta do BRICS para enfrentar barreiras comerciais.
A entrevista completa está disponível no site abaixo.
Leia aqui