A economia política das relações Sul-Sul: Uma análise comparativa dos investimentos da China no Brasil e na África do Sul

O projeto de pesquisa “A economia política das relações Sul-Sul” acaba de lançar a tradução para português do Policy Brief publicado ano passado intitulado: A Economia Política das Relações Sul-Sul: Uma Análise Comparativa dos Investimentos da China no Brasil e na África do Sul.

O estudo oferece uma análise detalhada dos investimentos da China no Brasil e na África do Sul, com foco nas dinâmicas econômicas, sociais e políticas envolvidas. Os autores Ana Garcia, Lisa Thompson, Cleiton Brito e Maria Elena Rodriguez exploram como os investimentos chineses nos dois países revelam padrões comuns e diferenças.
Apoiado pela Karibu Foundation e pela FAPERJ, o policy brief compara os fluxos de capital chinês para o Brasil e África do Sul desde a adoção das estratégias “Going Global” (1999) e a “Iniciativa Cinturão e Rota” (BRI, em inglês). Os autores mostram que, no Brasil, os investimentos se concentraram no setor de energia e infraestrutura, com empresas públicas chinesas liderando projetos em áreas como hidrelétricas e energias renováveis. Já na África do Sul, os aportes chineses começaram mais cedo e se expandiram rapidamente, com grande foco em infraestruturas de transporte e nas Zonas Econômicas Especiais (ZEE).

É importante ressaltar que o projeto está tendo continuidade este ano durante o I Seminário BRICS Amazônia: Brasil China e África do Sul em perspectiva comparada, evento promovido pela Universidade Federal do Amazonas e o BRICS Policy Center em Manaus. Os pesquisadores aproveitaram a visita a Manaus para realizar entrevistas com empresas chinesas presentes na Zona Franca de Manaus, bem como da administração local.