
A diretora do BPC Marta Fernández e a Professora e pesquisadora, Ana Saggioro Garcia participaram de vídeos institucionais do IPEA
Dando continuidade aos trabalhos realizados durante as oficinas temáticas promovidas pelo IPEA, que reuniram mais de 40 especialistas para debater recomendações estratégicas, que vão de encontro com as cinco áreas prioritárias estabelecidas pelos BRICS em 2025. As recomendações serão consolidadas e encaminhadas ao Conselho de Think Tanks do BRICS (BTTC).
Na temática de “Desenvolvimento institucional”, a Prof.ª Marta Fernandez pontuou que atualmente o BRICS sofre uma fragmentação digital que prejudica a sua identidade institucional, e nesse sentido, propôs que seja criado um site oficial, bem como da constituição de uma Troika composta pela presidência atual anterior e seguinte, e por fim, a divulgação pública de candidatos a adesão do bloco.
A Professora Ana Garcia, que falou sobre o tema “Comércio, investimentos e finanças”, refletiu que a pauta comercial intra-BRICS é muito centrada na China, sobretudo em produtos primários (commodities agrícolas e minerais). Desse modo, recomendou um fomento do comércio internacional visando aumentar a industrialização, incentivando o comércio de pequenas e médias empresas e geração de empregos de qualidade.
Os vídeos estão disponíveis no Canal do IPEA no Youtube:
Professora Ana Garcia:
Assista
Professora Marta Fernández:
Assista