A Diretora Adjunta do BPC/PUC-Rio, Maria Elena Rodriguez participou do Painel “A 360º Look at infrastructure in the Amazon” na Estação Amazônia Sempre no Museu Paraense Emílio Goeldi
O Painel buscou refletir a forma como, ao longo das últimas décadas, grandes projetos de transporte, energia, mineração e logística vêm sendo implantados na Amazônia sem considerar adequadamente os impactos socioambientais e sem diálogo com as comunidades afetadas.
A lógica que domina as discussões trata a floresta, os rios e ecossistemas como insumos para infraestrutura, sem considerar que eles próprios constituem a infraestrutura vital para a vida, ignorando conectividade ecológica, sociocultural e modos de vida tradicionais. Nesse sentido, obras de infraestrutura planejadas como “corredores de transporte” frequentemente fragmentam territórios, provocam desmatamento, violam direitos de povos indígenas e tradicionais, e geram conflitos territoriais. A Falta de transparência, de participação social, de avaliação prévia de impactos acumulados ou sinérgicos, e ausência de alternativas menos danosas nas etapas de planejamento e licenciamento de obras também foram pontos levantados na discussão.
Assista ao Debate na íntegra em:
Assista ao Debate


