
A coordenadora da Plataforma Socioambiental do BPC/PUC-Rio, Maureen Santos, escreveu um artigo para o site Central da COP sobre “A voz das arquibas”.
A coordenadora da Plataforma Socioambiental do BPC/PUC-Rio, Maureen Santos, escreveu um artigo para o site Central da COP sobre “A voz das arquibas”. No texto, a coordenadora divulga que a Cúpula dos Povos por Justiça Climática será realizada entre 12 e 16 de novembro, em Belém, reunindo mais de 20 mil participantes de movimentos sociais, organizações e comunidades tradicionais do Brasil e do mundo.
A programação inclui oficinas, rodas de conversa, tribunais e assembleias na Universidade Federal do Pará, além de uma grande marcha no dia 15 com a presença de lideranças indígenas, quilombolas, assim como sindicatos, movimentos sociais e demais comunidades tradicionais brasileiras e internacionais. O encontro se encerrará com um banquete amazônico e a entrega de uma declaração final ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e outras autoridades. A expectativa é que esta seja a maior mobilização popular global por justiça social e climática, reunindo mais de 1.100 organizações.