Thainã de Medeiros

Thainã de Medeiros é museólogo, ativista de direitos humanos, vice-presidente do Instituto Papo Reto, cria do Complexo da Penha e filho de faxineira. Atua com foco em memória, justiça social e incidência política nas favelas do Rio de Janeiro.



Pedro Vormittag

Pedro Francisco é advogado formado pela USP, com mestrado em Relações Internacionais pela Columbia University e em Gestão Internacional pela FGV. É doutorando em Relações Internacionais na USP. Atuou como Chefe de Gabinete do Deputado Eduardo Cavaliere e ocupou cargos de liderança no CEBRI, incluindo coedição de livro durante a presidência brasileira do G20. Representou o Brasil em fóruns internacionais e foi Head de Conteúdo do Programa LEGADO, idealizado por FHC. Lecionou em áreas como Direito Internacional e Comércio Exterior, além de ter atuado na Prefeitura de São Paulo. Desde janeiro de 2025, é Coordenador de Relações Internacionais e Cooperação e Presidente do Comitê Rio BRICS.



Sonia Corrêa

Sonia Corrêa é feminista. Desde os anos 1970 pesquisa e atua politicamente nos campos da saúde, direitos das mulheres, gênero e sexualidade. Nos anos 1990, acompanhou negociações das Nações Unidas que impactaram diretamente em questões relacionadas a gênero e sexualidade como a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento a Quarta Conferência Mundial sobre Mulheres de Pequim em 1995. Em 2006, coordenou o grupo que elaborou os Princípios de Yogyakarta para a Aplicação das Normas Internacionais de Direitos Humanos em relação à Orientação Sexual e Identidade de Gênero. Desde 2002, com Richard Parker, coordena o programa Sexuality Policy Watch, o Observatório de Sexualidade e Política, sediado na Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. Lecionou, ocasionalmente em várias instituições acadêmica  e foi pesquisadora visitante do Gender Department da LSE (2016-2017). Desde 2017 s tem se dedicado, sobretudo, a pesquisar políticas antigênero com foco privilegiado na América Latina.  Lecionou em várias instituições acadêmicas e é editora da série Global Queer Politics (Palgrave).  

  



Paulo Illes

Paulo Illes é diretor executivo do CDHIC e da 4Rs Consultoria em Migração e Refúgio. Atua há mais de 30 anos na defesa dos direitos de migrantes e refugiados no Brasil e no exterior. Foi coordenador de políticas migratórias na Prefeitura de São Paulo e no Ministério da Justiça, onde ajudou a criar leis, programas e centros de atendimento, como o CRAI. Liderou iniciativas como a Comigrar, a Rede Nacional de Cidades Acolhedoras e o projeto Aliança Migração, na França. É autor, palestrante, conselheiro e participa de filmes e documentários que tratam da mobilidade humana. Sua atuação abrange os níveis local, nacional e internacional.


Luciana Servo

A Dra. Luciana Mendes Santos Servo é servidora pública do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 1998. É doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em economia da saúde. Ao longo de sua carreira no Ipea, foi autora de diversos estudos sobre financiamento e gastos com saúde, contas de saúde, monitoramento e análise de políticas públicas de saúde, além de mercado de trabalho e economia regional. A Dra. Servo também liderou e coordenou vários projetos de avaliação de políticas, incluindo os do Conselho Federal de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP).



Vanessa Faria

Desde março de 2023, a Embaixadora Vanessa Dolce de Faria atua como Alta Representante para Temas de Gênero do Ministério das Relações Exteriores. Sua função tem o caráter inédito de buscar apoiar a transversalização de gênero nas diversas áreas da política externa e tem-lhe permitido manter contato com sociedade civil, movimentos sociais e diversos órgãos governamentais. Diplomata de carreira formada em Direito pela USP, ingressou no Instituto Rio Branco há 26 anos. Trabalhou no departamento econômico com negociações de propriedade intelectual (2001-2004) e foi chefe da Divisão de África Austral e Lusófona do Itamaraty (2016-2019). Foi chefe de gabinete da Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2004-2005) e da Secretaria-Geral da Presidência da República (2013-2015), além de assessora especial da Presidenta da República (2015-2016). Serviu nas embaixadas do Brasil na Argentina (2006-2009) e Paraguai (2009-2012) e foi cônsul-geral adjunta em Barcelona (2019-2023). É autora do livro “Política externa e participação social: trajetória e perspectivas” e de diversos artigos, entre os quais se destacam análises sobre gênero e diplomacia.



Wang Lei

Dr. WANG Lei é diretor do Centro de Estudos de Cooperação dos BRICS e professor da Escola de Governo da Universidade Normal de Pequim. Obteve o seu doutorado na Universidade de Fudan em Xangai e na Freie Universitat em Berlim. A sua investigação tem como foco Governança Global e Organizações Internacionais, Cooperação dos BRICS, estudos de diplomacia, Economia Política Internacional, etc. Publicou 3 livros acadêmicos e dezenas de trabalho e artigos de revisão em revistas chinesas e inglesas. Presta consultoria e faz recomendações políticas aos ministérios do Governo Central e aos governos locais, e aparece com frequência nos principais programas de televisão e jornais influentes. É membro da Câmara Chinesa do Conselho de Think Tank dos BRICS, da Associação Nacional de Estudos Internacionais da China, da Associação Chinesa de Estudos Latino-Americanos, etc. Já visitou institutos acadêmicos na Alemanha, França, Brasil, Índia, Rússia, África do Sul, Indonésia, etc.



José Graziano

José Graziano da Silva,agrônomo de formação e doutor em economia, éprofessor titular aposentado do Instituto de Economia da Unicamp.Ocupou o cargo de diretor regional para America Latina e Caribe entre 2006e 2011 e posteriormente foi eleito diretor-geral da Organização das NaçõesUnidas para Alimentação e Agricultura (FAO) por dois mandatos entre2012/19Com mais de 30 anos de conhecimento relacionado à segurança alimentar enutricional e ao desenvolvimento rural, coordenou a formulação eimplementação do Programa Fome Zero no Brasil.Foi Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, noprimeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003.Em 2022 foi agraciado com o Grand Prixdo 7º Prêmio Niigata InternationalFood Award Foundation.Em 2024 recebeu o titulo de Professor Emérito da UNICAMP.Atualmente é Diretor Geral do Instituto Fome Zero



Jamil Chade

Jornalista e escritor;  cruzando fronteiras com refugiados, entrevistando vencedores do prêmio Nobel, cobrindo eleições, cúpulas de chefes de estado, conclaves ou mergulhando em megaeventos esportivos, Jamil Chade tem testemunhado parte dos acontecimentos que marcaram os últimos 25 anos.
Com passagens por mais de 70 países, o jornalista paulistano vive atualmente em Nova York e é colunista do UOL e ICL Notícias.
Chade é autor de dez livros, três dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti. Ele venceu o prêmio Nicolas Bouvier, na Suíça, e foi eleito duas vezes como o melhor correspondente brasileiro no exterior pela entidade Comunique-se.
Chade ainda fez parte da equipe de pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade, é embaixador do Instituto Adus, membro da Comissão da Liberdade de Expressão da OAB-SP, membro do grupo de pesquisa sobre Memória, Verdade e Justiça do IEA-USP e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.


César Flores Unzaga

Com mais de 15 anos de experiência em governança de mineradoras em uma abordagem multidisciplinar, bem como em reforma tributária. Trabalhei com agências de cooperação internacional, ONGs, centros de pesquisa e instituições governamentais em toda a região andina, liderando projetos para organizações como Brot für die Welt e Transparency (Peru). Minha experiência abrange sustentabilidade, transparência e acesso a informações, cadeias de suprimentos, desenvolvimento local, conflitos sociais e políticas fiscais e tributárias. Como autor publicado, fui coautor de sete trabalhos notáveis para a CooperAcción, Oxfam, NRGI e GIZ. Com credenciais acadêmicas em Economia, BA (Universidad del Pacífico) e Antropologia, MA (Pontificia Universidad Católica del Perú), combino conhecimento técnico com uma perspectiva global e fortes habilidades de comunicação. Em 2023, aprimorei minha experiência concluindo o Curso Executivo sobre Governança de Petróleo, Gás e Mineração em Mercados Emergentes na Blavatnik School of Government (Universidade de Oxford). Participo regularmente de fóruns globais e também tenho experiência em diálogos estratégicos com comunidades, governos e representantes do setor privado.