A Diretora do BRICS Policy Center (BPC/PUC-Rio), Marta Fernández, publicou um artigo no site The Conversation Brasil intitulado: “Luta contra desigualdade foi o eixo de uma agenda afrocentrada no G20 da África do Sul”

A Diretora do BRICS Policy Center (BPC/PUC-Rio), Marta Fernández, publicou um artigo no site The Conversation Brasil intitulado: “Luta contra desigualdade foi o eixo de uma agenda afrocentrada no G20 da África do Sul”.

No artigo, a diretora explica que a Cúpula do G20 em Joanesburgo, na África do Sul, marcou uma virada ao consolidar quatro presidências consecutivas de países do Sul Global e ao apresentar uma declaração afrocentrada, inspirada no Ubuntu. A declaração entende desigualdade, crise climática e endividamento não como problemas africanos, mas como falhas do sistema internacional e propõe medidas como trocas de dívida por ação climática.

Ademais, a diretora aponta que apesar de tratar da desigualdade, a declaração evita enfrentar o racismo estrutural que molda a política internacional, especialmente diante do boicote dos EUA e das disputas fundiárias na África do Sul. Com o fim do ciclo inédito de lideranças do Sul Global e a retomada do G20 por EUA e Reino Unido, ela defende que necessita-se de maior coesão entre países do Sul para evitar retrocessos e sustentar uma ordem internacional mais inclusiva.

Leia aqui