O pesquisador do BPC/PUC-Rio e professor do IRI/PUC-Rio, Carlos Frederico Coelho, concedeu entrevista à Revista CartaCapital

Em matéria entitulada “Em pé de guerra”, na qual analisou o reposicionamento dos Estados Unidos na América Latina sob o governo Trump, o pesquisador explicou que ações militares de baixa intensidade, como interceptações marítimas, jjá ocorrem e integram a estratégia norte-americana de exercer pressão política, econômica e militar sobre governos que não se alinham aos seus interesses. Ainda assim, ele ressalta que uma incursão terrestre em território venezuelano permanece improvável.

Segundo ele, o cenário mais plausível envolve o uso de instrumentos híbridos para desestabilizar o governo Maduro, o que contribui para transformar a América Latina em uma zona de pressão permanente, como indicam as tarifas impostas ao Brasil e operações vinculadas ao combate ao narcotráfico. Por fim, o professor alertou para o aumento da presença militar estadunidense no continente, impulsionada por discursos hostis e medidas simbólicas adotadas por Trump, que reacendem debates sobre as ações unilaterais dos EUA.

Para ler a entrevista completa, acesse o botão abaixo.

Leia aqui