G20 in Brazil and South Africa: Priorities, Agendas and Voices of the Global South
Com a transição para a multipolaridade acelerando e revelando seus contornos, questões fundamentais sobre as implicações desta mudança à governança multilateral ganham inadiável relevância. Embora as estruturas de governança do sistema de Bretton Woods estejam obsoletas, as soluções para os problemas internacionais continuam a exigir robusta cooperação internacional. Regimes de política pública em comércio e investimento, arquitetura financeira internacional, ação climática e tecnologias digitais são centrais para o enfrentamento dos desafios internacionais atuais e futuros.
Após décadas de adaptação e esforços de reforma, os países do Sul Global continuam a demandar uma governança multilateral mais inclusiva e efetiva ao desenvolvimento. Uma governança que facilite a transição para a multipolaridade ao permitir a resposta às crises interconectadas que formam o atual cenário internacional.
Neste contexto de transformação, o momento é oportuno para os países do Sul asseverarem sua liderança, articulando princípios, valores e arcabouços éticos por um multilateralismo renovado, focado no desenvolvimento sustentável e equitativo. Na sequência histórica de presidências do Sul Global – Indonésia, Índia, Brasil e África do Sul – aos países do Sul foi garantida uma oportunidade de influenciar a agenda internacional e avançar visões de reforma da governança global para o desenvolvimento.
É neste escopo que se insere o livro “G20 in Brazil and South Africa: Priorities, Agendas and Voices of the Global South”. Preenche importante lacuna na literatura ao reunir e registrar perspectivas do Sul Global pertinentes às presidências do G20 de Brasil (2024) e África do Sul (2025) em variadas agendas internacionais relevantes.
Download

