BRICS Policy Center realizou 2025 Outlook for BRICS Summit

No dia 3 de julho, o BRICS Policy Center da PUC-Rio, em parceria com o Beijing Club for International Dialogue, realizou no IAG o evento 2025 Outlook for BRICS Summit: Brazil-China Dialogue on BRICS and Global Cooperation in Finance, AI and Green Transition. O encontro teve início com falas de boas-vindas de Gustavo Robichez (PUC-Rio), prof. Marta Fernández (Diretora do BRICS Policy Center) e Han Hua (Beijing Club for International Dialogue). Reunindo acadêmicos, representantes governamentais e especialistas para debater os principais eixos temáticos da presidência brasileira do BRICS.

A sessão de abertura teve como keynotes Walter Desiderá (IPEA), Mariana Davi Ferreira (Ministério da Fazenda) e Tang Xiaoyang (Tsinghua University). Nela foram destacadas as contribuições do Brasil à agenda do BRICS em 2025, especialmente na elaboração de recomendações estratégicas por think tanks nas áreas de saúde, finanças e clima. Entre os principais desafios da presidência brasileira, ressaltaram-se a integração de novos membros, a cooperação financeira e a complexidade do cenário global. Por fim, a comunicação tecnológica foi apontada como chave para fortalecer a parceria China-Brasil.

A primeira mesa, intitulada “Inteligência Artificial, Soberania e Desenvolvimento”, abordou as profundas desigualdades globais no acesso e domínio da IA. Foram discutidos os riscos da concentração tecnológica, os desafios da governança digital, o uso geopolítico da IA e a urgência de transferência de tecnologia para países do Sul. Os palestrantes salientaram a importância da proteção de dados e da soberania digital como elemento central da cooperação entre os BRICS. Participaram dessa mesa Xiao Youdan (Chinese Academy of Sciences), Zhao Hai (Chinese Academy of Social Sciences), Luísa Lobato (PUC-Rio) e Thelela Ngcetane-Vika (Wits University).

Já a segunda mesa “Transição Verde e Cooperação Climática no Mundo Multipolar” teve como participantes a prof. Maureen Santos (BRICS Policy Center), Tang Xiaoyang (Tsinghua University), prof. Maria Elena Rodriguez (Vice-diretora BRICS Policy Center / PUC-Rio), María Noel Dussort e Clarissa Giaccaglia (CONICET/UNR/Arg1.5) e Zhou Mi (CAITEC). Argumentou-se os desafios estruturais da transição energética e a urgência de garantir que ela ocorra de forma justa, especialmente para países com acesso desigual à energia. Foram apresentados dados sobre os investimentos em energias renováveis, as barreiras institucionais e culturais à transição e o papel estratégico dos BRICS na construção de um modelo energético sustentável.

O debate enriquecedor foi aberto ao público que contribuiu com perguntas aos palestrantes. A gravação esta disponível no youtube do BPC, no link abaixo.

Fotos: Rafael Medelima

Assista aqui