Estabelecido em 2013, o Conselho de Think Tanks do BRICS (BRICS Think Tank Council – BTTC) é composto por centros de pesquisa designados por cada um dos países membros do bloco, mediante indicação de seus respectivos governos. Sua função principal é promover o intercâmbio de ideias e a cooperação entre pesquisadores, acadêmicos e outras instituições de pesquisa. A presidência do BTTC é exercida pelo think tank do país que ocupa, naquele ano, a presidência rotativa do BRICS.
O BTTC tem como objetivo fortalecer, promover e desenvolver a cooperação em atividades de pesquisa, compartilhamento de conhecimento, capacitação e formulação de recomendações de políticas públicas voltadas aos países do BRICS. Entre suas atribuições estão: realizar reuniões regulares, ao menos uma vez por ano; organizar o Fórum Acadêmico do BRICS (FABRICS); elaborar recomendações de políticas a serem submetidas aos líderes do bloco; identificar áreas prioritárias de cooperação; conduzir estudos conjuntos; facilitar programas de intercâmbio entre os países membros; e apoiar a produção de conhecimento estratégico nas respectivas nações.
Os pesquisadores do BRICS Policy Center participam do Fórum Acadêmico dos BRICS desde sua primeira edição. Os encontros abordam diferentes temas e reúnem especialistas e pesquisadores de comunidades acadêmicas, além de membros e representantes da sociedade civil e normalmente ocorrem antes da Cúpula dos BRICS, no país sede daquele ano. Ao final de cada Fórum, as instituições participantes elaboram um documento, com recomendações de longo prazo para o BRICS, que é entregue aos chefes de Estado. No contexto da presidência brasileira do BRICS em 2025, a principal prioridade do BTTC será contribuir para o fortalecimento institucional do bloco. Adicionalmente, as prioridades temáticas definidas pela presidência do Brasil também orientarão as recomendações formuladas aos líderes e serão debatidas em sessões específicas durante a realização do XVII Fórum Acadêmico do BRICS (FABRICS). Entre as entregas previstas estão: (1) o documento de recomendações do BTTC aos líderes do BRICS; (2) a publicação do Relatório de Pesquisa intitulado Portfólio sobre mecanismos de cooperação do BRICS; e (3) a organização do próprio XVII FABRICS. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) representa o Brasil no BTTC.
Adicionalmente, as prioridades temáticas definidas pela presidência do Brasil também orientarão as recomendações formuladas aos líderes e serão debatidas em sessões específicas durante a realização do XVII Fórum Acadêmico do BRICS (FABRICS). Entre as entregas previstas estão:
(1) o documento de recomendações do BTTC aos líderes do BRICS;
(2) a publicação do Relatório de Pesquisa intitulado Portfólio sobre mecanismos de cooperação do BRICS; e
(3) a organização do próprio XVII FABRICS. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) representa o Brasil no BTTC.
Fonte: © BRICS 2025 – Conteúdo desenvolvido pelo Min. das Relações Exteriores e pela Sec. de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil