O G20 teve uma agenda oficial para a sociedade pela primeira vez com o G20, mas organizações também organizaram seu evento independente antes da reunião do fórum: a Cúpula dos Povos Frente ao G20

O G20 teve uma agenda oficial para a sociedade pela primeira vez com o G20, mas organizações também organizaram seu evento independente antes da reunião do fórum: a Cúpula dos Povos Frente ao G20.

O evento reuniu cerca de 700 participantes de todo os Brasil, da África do Sul e de países da América Latina e Caribe dias antes da reunião do fórum, na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Entre eles, estavam pesquisadores do BRICS Policy Center.

A organização partiu um coletivo internacional de organizações da sociedade civil, sindicatos, redes e movimentos populares, que realizou nove plenárias durante o ano até culminar no evento final.

A Cúpula dos Povos teve o objetivo de promover um debate crítico à Cúpula do G20 e “buscar alternativas frente aos desafios da conjuntura e denunciar as falsas soluções propostas pelos países membros do Grupo dos 20 para as múltiplas crises da atualidade”.

Em 2012, com a Rio+20, a sociedade também organizou a Cúpula dos Povos, assim como aconteceu pela primeira vez durante a Rio92.