Pesquisadores do BPC publicam artigo sobre desigualdade na agenda brasileira no G20 no caderno Adenauer para a Cúpula

A desigualdade é um dos temas centrais para o Brasil na reunião do G20, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro, e é também o tópico que direciona o artigo dos pesquisadores Marta Fernández e Paulo Esteves, do BRICS Policy Center.

Intitulado “A desigualdade no centro da agenda da presidência brasileira do G20”, o material aborda que o tema é transversal na agenda brasileira, e surge através de três eixos prioritários definidos pelo governo: o combate à fome e à pobreza, a promoção do desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global. O texto foi publicado no caderno Adenauer, edição G20.

Os pesquisadores ainda analisam como a desigualdade fundamenta as instituições do pós-Segunda Guerra, e que o colonialismo é um pilar central para o seu entendimento na estrutura da governança internacional liberal. A partir desse contexto que se compreende as reivindicações dos países do “Sul Global” no âmbito do G20.

Os cadernos Adenauer são uma produção da Fundação Konrad Adenauer que reúne artigos de pesquisadores renomados. Nesta edição, foram reunidos dez capítulos cujos temas são os principais assuntos da Cúpula do G20.

Leia o Caderno