Plataforma Socioambiental do BPC, realiza 5ª edição Café com BRICS com tema G20 e a taxação global: como o debate da justiça fiscal contribui para essa agenda?
A 5ª edição do Café com BRICS foi um sucesso! O evento realizado pela Plataforma Socioambiental do BPC, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), trouxe Gabriel Casnati para conversar sobre justiça fiscal no contexto do G20.
Quem conduziu a conversa foi a pesquisadora Maureen Santos. Segundo ela, a ideia de ter trazido esse tema foi a apresentação de seu Policy Brief sobre justiça climática.
“Mas qual a conexão entre justiça climática e justiça fiscal, BPC?” 🤔 Fique tranquilo, nós respondemos!
Gabriel Casnati, mestre em Relações Internacionais pela PUC São Paulo, trouxe para a mesa exemplos que comprovam que a agenda de taxação global está estritamente vinculada aos debates ambientais. Segundo ele, em um mundo de dívidas, economia estagnada, crise e desigualdade crescentes, faltam recursos de subsídio para as demandas da crise climática que vivemos hoje.
Casnati trouxe aos participantes pontos interessantes, como o efeito a longo prazo da elisão e da evasão fiscal; o dado de que as empresas que mais evadem dinheiro no mundo são as mais poluidoras e o de que a parcela mais rica da população mundial, o equivalente a 1%, é responsável por 16% da poluição global.
“A essência do problema é a falta de transparência”, afirmou Casnati ao defender que a tributação desestimularia essa pequena parcela mundial a poluir e que fundos globais de enfrentamento às mudanças climáticas são algumas das soluções.
Quer participar de debates enriquecedores como esse? Fique atento aqui no Instagram porque todo mês temos uma edição do Café com BRICS.
A gravação dessa edição do Café com BRICS está disponível no nosso youtube.