“O xadrez geopolítico do Brics”: Ana Garcia e Pablo Ibañez escrevem artigo para O Globo
A doutora Ana Garcia, professora colaboradora da pós-graduação do IRI/PUC-Rio, e Pablo Ibañez, coordenador do Centro de Estudos Avançados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, escreveram um artigo de opinião para o jornal O Globo sobre o futuro da postura brasileira mediante o jogo geopolítico do BRICS expandido.
Após uma breve retrospectiva política e histórica do bloco, os autores se propuseram a tratar da 15ª Cúpula dos BRICS da África do Sul, mais especificamente das duas pautas discutidas no encontro: a expansão numérica do bloco e a diminuição da dependência do dólar. Segundo eles, a ampliação foi a protagonista da Cúpula, uma vez que sempre foi uma agenda chinesa e que, agora, ganha o apoio da Rússia.
Em relação à postura brasileira, Ana e Pablo acreditam que o atual xadrez geopolítico do bloco “representa um desafio para o Brasil, que busca, de um lado, ser protagonista nas negociações climáticas e impulsionar a transição energética justa e, de outro, difundir ideias de democracia e direitos sociais, como pretende o atual governo Lula.”
Confira abaixo o artigo na íntegra: