BRICS Policy Center entre os melhores Think Tanks do mundo pelo sexto ano consecutivo
O BRICS Policy Center (BPC) mais uma vez se destaca entre os melhores Think Tanks do mundo, segundo o relatório anual elaborado pela Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. O Global Go To Think Tank Index Report 2016 tem como objetivo reconhecer as importantes contribuições e tendências globais perpetradas pelos Think Tanks. O processo de ranqueamento se dá através da definição compartilhada sobre pesquisa de políticas públicas, análise e engajamento das organizações.
Dos 89 Think Tanks brasileiros que aparecem no relatório, o BPC tem as melhores posições em categorias como “Top Think Tank de Ciência e Tecnologia”, “Melhor Ideia ou Paradigma Desenvolvida por um Think Tank”, “Melhor Conferência Realizada por um Think Tank”, “Melhor Think Tank Network”, “Melhor Programa de Pesquisa Transdisciplinar”, “Melhor uso de Mídias Sociais e Network” e, finalmente, como único representante brasileiro, “Melhores Think Tanks Afiliados a Universidades”.
De acordo com o Supervisor Geral do BPC, Prof. Paulo Esteves, o fato de o Centro ser o único Think Tank brasileiro presente no Top 10 de “Melhores Think Tanks Afiliados a Universidades” é relevante dada a sua própria natureza:
“Nosso think tank é ao mesmo tempo um espaço de pesquisas orientadas à análise e proposição de políticas, mas também é um ambiente de ensino-aprendizagem. No BPC, alunos de graduação e pós-graduação aprendem fazendo. É através da condução de pesquisas, produção de análises, organização de diálogos políticos que nossos alunos desenvolvem habilidades e competências que terão consequências em suas vidas profissionais”, comenta o Prof. Esteves.
Administrado pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em parceria com aPrefeitura da Cidade, o BPC se dedica aos estudos sobre os países que compõem o agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e demais potências emergentes. A mediação internacional de conflitos, a cooperação internacional para o desenvolvimento, os estudos sobre cidades e as questões socioambientais são alguns dos eixos temáticos desenvolvidos em suas pesquisas.
O BPC destaca-se ainda como Top 30 no ranking Melhor Think Tank na América do Sul e Central e mantém-se nas melhores posições regionaisnas categorias “Melhor Think Tank Network”, que considera a habilidade de um Think Tank em expandir, mobilizar e nutrir sua networkeficientemente, “Melhor Programa de Pesquisa Transdisciplinar”, onde o Centro se mostra capaz de reunir acadêmicos de diferentes disciplinas para criar inovações conceituais, teóricas e metodológicas que respondam à demanda por produção de conhecimento, “Melhor Ideia ou Paradigma Desenvolvida por um Think Tank”, mostrando a capacidade do BPC de criar novas ideias e paradigmas sólidos, incluindo modos de pensar e metodologias passíveis de utilização, “Melhor Conferência Realizada por um Think Tank”, reconhecendo a qualidade das conferências realizadas pelo Centro e, finalmente, “Melhor uso de Mídias Sociais e Network”.
O objetivo de um Think Tank é criar pontes entre a sociedade e os gestores de políticas públicas, à medida que se propõe a analisar as políticas governamentais, encontrar soluções inovadoras para resolver seus impasses, além de fomentar o conhecimento acadêmico e debates teóricos.
No 10º aniversário do relatório, o Global Think Tank Index Report avaliou 6.498 think tanks que buscam diminuir a lacuna entre a produção de conhecimento científico e a construção de políticas públicas no mundo todo.
Agradecemos a PUC-Rio e ao seu Instituto de Relações Internacionais, a Prefeitura do Rio de Janeiro, a nossos parceiros e a equipe do BRICS Policy Center.
Confira a lista completa dos rankings do BPC
Best University Affiliated Think Tank – 9º
Top Think Tanks in Central and South America – 27º
Top Domestic Economic Policy Think Tank – 87º
Top Science and Technology Think Tanks – 60º
Top Social Policy Think Tanks – 62º
Top Think Tanks by Special Achievements – 76º
Best Managed Think Tanks – 35º
Best New Idea or Paradigm Developed by a Think Tank – 5º
Best Think Tank Conference – 17º
Best Think Tank Network – 10º
Best Transdisciplinary Research Think Tank – 6º
Best use of Social Media and Network – 28º