Mãos à carne é indicado ao prêmio de “Melhor Filme de Pesquisa” na premiação internacional AHRC do Reino Unido
O documentário Mãos à Carne foi selecionado entre os cinco melhores na categoria de ‘Melhor Filme de Pesquisa’ na premiação internacional do Arts and Humanities Research Council (AHRC), Reino Unido – prêmio dedicado a celebrar e reconhecer a pesquisa em artes e humanidades por meio do cinema.
O filme é parte de uma pesquisa desenvolvida por pesquisadoras do BRICS Policy Center e da Universidade de Nottingham, intitulada “The interaction of social-environmental requirements in supply chain management”, financiada pela British Academy. A pesquisa do documentário é de autoria de Heloisa Gama e Silvia Pinheiro, e realizado pelo coletivo StudioPlano. A produção do filme também contou com parcerias e apoios das organizações: PUC-Rio (BRICS Policy Center, MAPI, IRI), Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, COETRAE, University of Nottingham, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/RJ, Cáritas, GTPS, GPTEC, InPacto, Reporter Brasil.
``A relevância da conquista desse espaço em meio ao cenário político que estamos vivendo é ainda mais impactante! Além disso, ressalto que o filme é o único que não é no idioma inglês dentre todos os selecionados em todas as categorias`` - afirma Heloisa Gama.
O filme se propõe a criar um debate sobre a construção da política pública de combate ao crime e sua funcionalidade através da demonstração da atual situação da escravidão contemporânea no Brasil no setor da pecuária. Ao observar o papel das organizações atuantes (setor público, privado e sociedade civil) nessa agenda, tem como objetivo trazer um conhecimento sobre o trabalho escravo brasileiro na pecuária para que, através da compreensão do enredamento dessa conjuntura, se vislumbrem possíveis soluções conjuntas com os atores da agenda.
Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.