Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Saúde Global e Sustentabilidade: A Crise do Ebola e a Agenda Internacional de Desenvolvimento Sustentável

27 de novembro de 2014

O BRICS Policy Center, através do Projeto SSC, em parceria com o Centro Rio+ e o Institute of Development Studies (IDS), realizou o seminário “Saúde Global e Sustentabilidade: A Crise do Ebola e a Agenda Internacional de Desenvolvimento Sustentável”, no dia 27 de novembro de 2014. O evento abordou dois dos principais temas da agenda atual de política internacional para o desenvolvimento: a epidemia do vírus Ebola, que vem assolando a África Ocidental, e o debate na ONU acerca do conteúdo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no âmbito da nova Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

A primeira mesa, coordenada pela Monica Herz (BPC/PUC-Rio) e composta por Indranil Chakrabarti (DFID), Melissa Leach (IDS) e Luis Eduardo Fonseca (Fiocruz) teve como tema o Ebola e a resposta internacional à epidemia no continente africano. Leach apontou a governança global em saúde como o calcanhar de Aquiles que culminou no surto viral que poderia ter sido controlado e contido. Nesse sentido, destacou o subfinanciamento, a falta de coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a fraca resposta do setor privado à epidemia como falhas decisivas para que a crise se estabelecesse. A diretora do IDS trouxe para o debate a importância de uma integração das agendas ambientais e da saúde global em direção à uma saúde integrada apresentando o conceito de “One Health”, que abarcaria não apenas o bem-estar físico e social do indivíduo, mas também a preservação do meio ambiente. Chakrabarti apresentou a resposta do Reino Unido à epidemia em Serra Leoa, que consiste em grande parte, no envio de tropas e verbas para sepultamento seguro de indivíduos e leitos de tratamento, além da presença do setor privado. Ademais, mostrou a atuação do Brasil diante da crise com o envio de R$ 18 milhões divididos entre a OMS, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Fundo Fiduciário de Combate ao Ebola. Fonseca, por sua vez, destacou a importância do setor público na garantia da saúde das populações e argumentou por uma consideração dos determinantes sociais na saúde.

A segunda mesa, coordenada por Alex Shankland (IDS), contou com a presença de Rômulo Paes de Sousa (RIO+), Paulo Esteves (BPC/PUC-Rio) e Ana Toni (GIP) levantando o debate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda da Sustentabilidade. Sousa apresentou os resultados da Rio+20 como base para a discussão acerca do desenvolvimento sustentável. Toni abordou a importância de ações conjuntas e multisetoriais na promoção do desenvolvimento sustentável, uma vez que não bastaria apenas considerar a redução das emissões de carbono de forma isolada.

 

Para acessar a apresentação do Indranil Chakrabarti

Para acessar a apresentação da Melissa Leach

Para acessar a apresentação da Ana Toni

Detalhes

Data:
27 de novembro de 2014
Categoria de Evento:

Local

BRICS Policy Center (antigo)
Rua Dona Mariana, 63
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22280020 Brasil
+ Google Map
Telefone:
2535-0447
Ver site do Local

Outros detalhes