Workshop “The Global South Unit for Mediation: challenges and potentialities”

O Workshop do GSUM The Global South Unit for Mediation: challenges and potentialities foi realizado nos dias 05 e 06 de dezembro de 2013 no BRICS Policy Center, no Rio de Janeiro. Seu objetivo foi refletir sobre e discutir a importância da mediação internacional, assim como a necessidade de promover o estudo e a prática de mediação internacional em países que ainda não são (ou estão) significativamente envolvidos em processos de negociação assistida por terceira-parte que visem à solução construtiva de disputas. O evento teve o privilégio e a honra de contar como conferencistas, debatedores, e participantes em geral, um seleto grupo de eminentes e experientes profissionais, acadêmicos, e autoridades, cujos respectivos conhecimentos, práticas e expertise no campo de mediação internacional contribuíram sobremaneira para o sucesso do evento.

Durante o evento, todos os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas perspectivas e mapear o campo da mediação internacional, discutindo o estudo e a práticas de mediação desenvolvidos por organizações internacionais. O debate sobre as iniciativas de mediação no Sul Global, mais particularmente sobre as experiências da Túrquia, dos países africanos e na América Latina na gestão/transformação de conflitos, assim como uma reflexão sobre expectativas, oportunidades e desafios em relação ao envolvimento brasileiro em processos de mediação, foram amplamente discutidos no evento.

Clique aqui para ver a galeria de fotos

Em breve, também serão disponibilizadas no nosso site as entrevistas concedidas durante o evento pelo Prof. William Zartman, Jacob Blaustein Professor Emeritus of International Organizations and Conflict Resolution at SAIS, e pelo Sr. Vasu Gounden, Executive Director of the African Centre for the Constructive Resolution of Disputes (ACCORD), nas quais eles comentam sobre seus respectivos trabalhos no campo da mediação internacional e suas perspectivas acerca do papel do Sul Global nesta área específica de prática e conhecimento internacionais.