Webinar promovido pela Plataforma Socioambiental: “Qual o tamanho da ambição climática dos países BRICS?”

No dia 20 de abril, a Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center (BPC), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), promoveu a mesa redonda virtual “Qual o tamanho da ambição climática dos países BRICS?”.

O evento contou com a participação de especialistas dos cinco países BRICS que produziram um rico debate sobre a real ambição dos compromissos e políticas assumidos por essas nações no combate à mudança do clima, no contexto do Acordo de Paris.

Para falar sobre o Brasil, esteve presente David Tsai, coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima. Sobre a África do Sul, Sibulele Poswayo, presidente do Grupo de Trabalho sobre Igualdade de Gênero do Fórum Civil do BRICS. Sobre a Rússia, Angelina Davydova, jornalista ambiental, observadora das conferências de clima da UNFCCC e especialista em política climática internacional e na política climática russa. Sobre a China, Tian Yan Baxter, do Global Environmental Institute (GEI), da área de agricultura e meio ambiente no. Sobre a Índia, debateram Soumya Dutta, da organização Amigos da Terra na Índia e do Movimento para o avanço da compreensão da sustentabilidade e da reciprocidade (MAUSAM), e Aditi Kapoor, co-fundadora e diretora do Alternative Futures.

Também esteve presente Beatriz Mattos, professora de Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida (UVA), co-coordenadora da Plataforma Socioambiental e co-autora do sumário executivo “A ambição climática dos países BRICS”, para apresentar os principais resultados deste estudo. O estudo foi lançado neste ano e está disponível para download gratuito neste site.

A abertura do evento foi realizada por Ana Garcia, diretora do BPC, Maureen Santos, co-coordenadora da Plataforma Socioambiental, e Cíntya Feitosa, assessora de relações internacionais do iCS. A mesa-redonda virtual contou com a moderação de Fabrina Furtado, professora do CPDA/UFRRJ.

Confira abaixo o registro do evento, pelo YouTube: