Mapi Monitors | Os desafios sociais, ambientais e econômicos na pandemia: onde estamos e para onde vamos?

Apresentamos a série Monitors do Mestrado Profissional de Análise e Gestão de Políticas Internacionais (MAPI) do Instituto de Relações Internacionais (IRI): “Os desafios sociais, ambientais e econômicos na pandemia: onde estamos e para onde vamos?”. A publicação reúne análises de conjuntura que avaliam os futuros cenários gerados pela maior crise sanitária mundial do século XXI, elaboradas por alunas, alunos e egressos do MAPI.

 

No início de 2020, a comunidade internacional se deparou com uma das crises sanitárias mais desafiadoras que já enfrentou: a pandemia da COVID-19. Ao assistir os impactos deste cenário, nas esferas econômica, política e social, faz-se necessário localizar os desafios presentes no nosso cotidiano, bem como contribuir para construção de cenários futuros.

 

Ao olharmos o aumento de violência doméstica durante o isolamento; o colapso no sistema de saúde brasileiro; as incertezas sobre os impactos ambientais e da potencial retomada do crescimento econômico dos países no pós pandemia, notamos que o COVID19 salientou as desigualdades e as violações de Direitos Humanos iminentes ao redor do globo, mas, em especial, no nosso país – um dos mais desiguais do mundo.

 

Download