The Case for South-South Cooperation on Peace and Development

O relatório foi produzido por Isabel Rocha de Siqueira, pesquisadora senior em Paz e Desenvolvimento, com apoio de Camila Santos, pesquisadora junior do BPC. A pesquisa foi encomendada pelo UNOSSC e conduzida em colaboração com o recentemente criado Global South Thinkers on Peace and Development. O relatório está disponível online e impresso (edição limitada) e será lançado durante a BAPA+40, em março de 2019.

Resumo:

Na iminência da conferência BAPA + 40, a Cooperação Sul-Sul (CSS) enfrenta um mundo político muito diferente daquele de sua primeira Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul, realizada em 1978. Embora não tenha havido menção de paz naquele primeiro plano de ação, a Agenda 2030 das Nações Unidas, aprovada em 2015, torna a paz e o desenvolvimento (P&D) intrinsecamente conectados. Com estimativas de que até 2030 – o mesmo prazo estabelecido para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – mais da metade da população mundial estará vivendo em países afetados por altos níveis de violência, sendo a maioria destes localizados no Sul Global, abre-se uma janela de oportunidade para os países do Sul avançarem uma agenda para P&D. Mais importante ainda, quando tomamos nota das contribuições positivas da CSS nas décadas passadas, este documento mostra que a CSS em P&D já ocorre há tempos, e há muito a ser conhecido sobre tais iniciativas, especialmente se os países do Sul forem aproveitar este impulso político.

Este documento realiza dois movimentos e faz dois argumentos gerais e relacionados: mobilizamos os casos existentes de CSS em P&D e sugerimos que esse valioso conhecimento precisa ser acessível e sistematizado, para que a CSS possa ser mais bem equipada para enfrentar os desafios de P&D que estão agora no centro da agenda política internacional. Além disso, este documento analisa as noções de paz e sustentabilidade da paz (sustaining peace); P&D e as posições de alguns países e organizações do Sul em relação a essas noções; e o ODS16 sobre sociedades pacíficas, justas e inclusivas. Com isso, este trabalho identifica uma oportunidade e um risco: o documento sugere que não apenas a CSS pode contribuir para a P&D, mas, mais importante, que a CSS pode fazê-lo à sua maneira.

O documento está disponível apenas em inglês.

Download