Cooperação Chinesa em Moçambique e Angola: um foco em agricultura e saúde

Esta é uma nova publicação do projeto SSC, produzida por Zhou Jinyan e He Wenping, especialistas em cooperação sino-africana e colaboradores do BRICS Policy Center. O artigo “Chinese Cooperation in Mozambique and Angola: A Focus on Agiculture and Health” busca refletir a atuação da China na cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento e a mudança que esse modelo representa em relação à cooperação “Norte-Sul”. O foco em agricultura e saúde busca justamente ressaltar a diversidade da cooperação Sino-Africana e a sustentabilidade dos projetos e, com isso, fornece reflexões e informação nesse âmbito da cooperação China-Angola e China-Moçambique.

As autoras sinalizam para uma maior diversificação de setores e atores envolvidos na cooperação Sino-Africana, ressaltando a centralidade das companhias Chinesas (públicas e privadas) e sua relação com as plataformas governamentais no âmbito da cooperação. De acordo com as autoras, a cooperação Chinesa não se resume a exploração de petróleo e energia e, por isso, não pode ser pensada de tal forma. Nesse sentido, este artigo enfoca a cooperação em agricultura e saúde para refletir suas capacidades, limitações e futuros desafios.

A discussão sobre desenvolvimento é central no âmbito da cooperação Sul-Sul, onde se destaca o papel da China, que, segundo as autoras, combina assistência, investimento e transferência de conhecimento. Adicionado a isto, a cooperação chinesa é muito baseada na infraestrutura, a assistência baseada pela demanda e o investimento pela busca por benefícios mútuos.

Após discutir o contexto histórico de cooperação Sino-Africana, analisar especificamente os casos concretos de cooperação em agricultura e saúde, fazendo uma análise comparativa dos dois exemplos (Angola e Moçambique) e uma reflexão dos principais atores envolvidos, o artigo conclui que a cooperação Sino-Africana tem contribuído para a redução da pobreza, segurança alimentar e saúde humana em Angola e Moçambique, assim como contribui para estratégias e objetivos de política externa chineses. A cooperação Chinesa é vista, nesse sentido, como uma parceria estratégica de longo prazo, que, ao combinar comércio e investimento, possibilita um desenvolvimento mais sustentável.

 

Disponível somente em inglês.

Download