Diálogos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento 2020

Diálogos da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento 2020

O Diálogos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento é um evento anual organizado pela equipe do BRICS Policy Center. Os “Diálogos” têm dois objetivos principais:

  • Promover diálogos políticos sobre questões relacionadas à Cooperação Sul-Sul (CSS) e Triangular (CTr) entre atores-chave do governo, de organizações internacionais, de Organizações da Sociedade Civil (OSC), de institutos de pesquisa, think thanks e da academia;
  • Contribuir para o reforço da Cooperação Sul-Sul e Triangular, para torná-las mais aptas à implementação da Agenda 2030.

 

Em janeiro de 2017, o BRICS Policy Center sediou a primeira edição do evento “Diálogos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento”,  em colaboração com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), apoio da Articulação Sul e patrocinado pelo Seoul Policy Center, DFID, FAPERJ e CNPq. Em 2017, os Diálogos de Cooperação Sul-Sul concentraram-se no Monitoramento e Avaliação e reuniu atores da Cooperação Sul-Sul (CSS) de 12 países, bem como um número significativo de agências brasileiras de implementação e organizações internacionais. O evento contribuiu nos esforços nacionais e internacionais para responder ao apelo dos Estados Membros das Nações Unidas no Documento Final de Nairobi de 2009, que reconhece que “o impacto da cooperação Sul-Sul deve ser avaliado com vistas a melhorar, conforme apropriado, a sua qualidade de forma orientada para os resultados” (Resolução AG 64/222). Além disso, os Diálogos sobre Cooperação Sul-Sul estabeleceram uma plataforma para conversa e aprendizagem com várias partes interessadas sobre questões relacionadas à implementação, resultados e avaliação da Cooperação Sul-Sul e Triangular. Como resultado do “Diálogos”, o BRICS Policy Center e a Articulação Sul elaboraram o relatório Paths for Developing South-South Cooperation M&E Systems, publicado pela Agência Brasileira de Cooperação.

 

Em colaboração com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Network of Southern Think Tanks (NeST) e outros parceiros, o BRICS Policy Center organizou o II Diálogos da Cooperação Internacional para o DesenvolvimentoEm 2018, o evento pretendeu contribuir com o processo BAPA + 40, focando na cooperação internacional para o desenvolvimento dentro do contexto mais amplo do ODS 17 (Parcerias para os objetivos). A cooperação internacional para o desenvolvimento está na vanguarda dos esforços intensivos de mobilização e implementação exigidos pela Agenda 2030. A edição deste ano examinou alguns dos tipos e modalidades da cooperação internacional para o desenvolvimento e suas contribuições para a agenda 2030. O evento foi organizado em torno da seguinte agenda:

  • Diálogo 1  – Cooperação Trilateral, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.
  • Diálogo 2  – Diálogo Político Especializado Norte-Sul: o engajamento do setor privado e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Diálogo 3 – Preparando-se para o BAPA + 40: as contribuições da Cooperação Sul-Sul para não deixar ninguém para trás (leaving no one behind).

Publicações

Caminhos para Construção de Sistemas e Processos de Monitoramento e...

Este documento foi elaborado a partir dos “Diálogos sobre a Cooperação Sul-Sul Brasileira”, realizados no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de Janeiro de 2017.

Equipe

Paulo Esteves

Coordenador do MAPI / Pesquisador