Projeto “Costurando Meus Direitos” produz gibi infanto-juvenil de conscientização sobre trabalho escravo infantil

O projeto internacional Global Cities Free of Slavery, implementado pelo Centro de Pesquisa em Escravidão Contemporânea e coordenado pela professora Dra. Silvia Pinheiro com assistência da pesquisadora Heloisa Gama, é parceiro do projeto Costurando Meus Direitos, que conta com a mesma equipe, no que tange a elaboração de estudos e análises de conjunturas sobre a resiliência de iniciativas locais na agenda de erradicação e prevenção de trabalho escravo.

O Projeto Costurando Meus Direitos foi uma ação localizada no Morro da Providência, na região portuária do Rio de Janeiro, em parceria com a Cooperativa Maravilha, CDURP e BRICS Policy Center. Ele nasce da percepção de que o trabalho escravo infantil se relaciona com a ausência de oportunidades de trabalho para mães em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto então cria um ambiente de cidadania coletiva para mães, avós e crianças a partir do entendimento que a ausência de oportunidades de profissionalização e trabalho decente são fatores preponderantes para a manutenção da lógica do trabalho escravo infantil.

Como atividade do projeto, produziu-se um gibi infanto-juvenil que aborda questões relacionadas ao trabalho escravo infantil, bem como as alternativas de referenciamento nas estratégias de prevenção e combate ao trabalho escravo infantil na rede de assistência social. O gibi foi custeado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, sua arte e roteiro são de responsabilidade de Reichan Calheiros, e a pesquisa e revisão de Heloisa Gama, Nelma Manhães, Reichan Calheiros, Silvia Pinheiro e Instituto MiGRa.