BRICS and Industry 4.0: skills gaps and skills development

BRICS e a Indústria 4.0: lacunas e desenvolvimento de habilidades

O loop contínuo conectando o físico e o digital irá enquadrar os trabalhos do futuro. Digitalização e automação são as dimensões salientes do processo que temos chamado de Quarta Revolução Industrial. Esse fenômeno não tem fronteiras e afetará indústrias em todo o mundo. No entanto, a Indústria 4.0 impacta cada país e cada setor de maneiras diferentes. Os países altamente desenvolvidos estão discutindo em profundidade essas mudanças e seus impactos potenciais. A realidade das economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, no entanto, é bastante diferente. Com economias em posições distintas e posições políticas diversas, os países do BRICS devem buscar temas e desafios de interesse comum com o objetivo de estabelecer plataformas, redes e alianças adequadas e compartilhadas.

 

As habilidades que atendem às necessidades da Indústria 4.0 são bastante diferentes daquelas que sempre foram valorizadas nas indústrias tradicionais. Para ganhar competitividade no futuro cenário de negócios, a força de trabalho de cada país deve se adaptar. Portanto, é de extrema importância que os países dos BRICS tenham um entendimento adequado de sua atual lacuna de competências, de modo que políticas apropriadas para o desenvolvimento de competências possam ser desenvolvidas. Este projeto identifica e analisa tendências e impactos da indústria 4.0 no mercado de trabalho nos países do BRICS.

 

As fichas técnicas a seguir fornecem e organizam dados em torno das lacunas de competências nas principais indústrias nos países do BRICS, permitindo uma análise protetora sobre as estratégias futuras para a força de trabalho do BRICS com base nos desafios da 4ª revolução industrial. Foi desenvolvido em parceria com a Seção Brasileira do Skills Development Working Group (SDWG)  do BRICS Business Council (BBC).

Publicações

Russia: Skills Gap and Skills Development

O documento resume os principais impactos da indústria 4.0 sobre a força de trabalho na Rússia.

South Africa: Skills Gap and Skills Development

O documento resume os principais impactos da indústria 4.0 sobre a força de trabalho na África do Sul.

Brazil: Skills Gap and Skills Development

O documento resume os principais impactos da indústria 4.0 sobre a força de trabalho no Brasil.

China: Skills Gap and Skills Development

O documento resume os principais impactos da indústria 4.0 sobre a força de trabalho na China.

India: Skills Gap and Skills Development

O documento resume os principais impactos da Indústria 4.0 sobre a força de trabalho na China.

Equipe

Aline Vasconcelos

Pesquisadora

Paulo Esteves

Coordenador do MAPI / Pesquisador

Apoio Institucional