Potencial expansão dos BRICS e as percepções individuais: Entrevista de Ana Garcia para o jornal Libération e para o Podcast RTVE

No dia 22 de agosto, a professora e coordenadora-geral do BRICS Policy Center, Ana Garcia, concedeu ao jornal francês Libération, desenvolvendo as percepções individuais dos membros do BRICS em relação ao alargamento do grupo. Para a professora, a China é o membro mais a favor do alargamento do grupo, com o objetivo de aumentar os fóruns internacionais que possam ajudar a evitar negócios com o Ocidente. A Rússia, por sua vez, procura sair do isolamento diplomático e procura soluções no grupo. Porém, esse posicionamento não é unânime entre os membros, Brasil e Índia se mostram mais cautelosos, que querem manter suas posições de potências regionais. Essa discussão, portanto, será uma pauta chave dessa Cúpula.

 

Ana concebeu ao Podcast RTVE uma entrevista na qual ela também explora as percepções individuais sobre o alargamento do grupo. Segundo a professora, ainda está em debate os critérios e quais países devem entrar, exatamente pela falta de unanimidade entre os membros nesse assunto. Enquanto para China e Rússia, as questões geopolíticas estão em mais evidência, revelando uma certa pressa, para os outros integrantes é preciso de mais cautela e cálculos políticos.

 

Confira a entrevistas na íntegra no site do jornal Libération e do Podcast RTVE:

Reportagem Libération
Podcast RTVE