Plataforma Socioambiental participou de painel organizado pelo South African Institute of International Affairs (SAIIA)

A pesquisadora assistente da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, Maria Beatriz Mello, participou do painel “COP28 and the Just Transition Agenda: What role for BRICS+ and BASIC?”, organizado pelo South African Institute of International Affairs (SAIIA), que ocorreu no dia 24 de novembro e foi moderado por Alex Benkenstein, chefe do Programa de Governança dos Recursos da África do instituto sul-africano, e também contou com keynote do Embaixador Professor Anil Sooklal, Sherpa do BRICS da África do Sul e participação dos panelistas: Samir Saran, presidente da Observer Research Foundation (ORF, India); Victoria Panova, vice-reitora da HSE University (Rússia) e ex-Fellow do BPC; e Hongyu Guo do Green Inovation Hub (China, virtualmente).

 

O evento buscou trazer um diálogo pré-COP28 sobre o papel dos BRICS+ e BASIC na resposta global às mudanças climáticas e em prol de uma transição energética justa e as possibilidades de cooperação entre os países.

 

Além da participação no painel, a pesquisadora acompanhou a conferência Cape Town Conversation, que foi realizada durante os dias 24 e 26 de novembro, sendo sediada pela ORF, como Secretaria do Think20 (T20) do G20, em parceria com a Fundação Thabo Mbeki. O evento reuniu participantes de mais de 40 países para discutir os desafios mais urgentes para a África e para o mundo. Entre os temas em debate, incluíram-se: transição verde justa, desenvolvimento liderado pelas mulheres, futuro do multilatrealismo e transformação digital para o desenvolvimento.