Pesquisadores do BRICS Policy Center escreveram artigo para o The Conversation Brasil, intitulado: “BRICS: Brasil tem posição de liderança em tempos de múltiplas crises globais”

As diretoras do BRICS Policy Center, Maria Elena Rodriguez e Marta Fernandez e o assistente de pesquisa, Renan Canellas assinaram mais um artigo da série em parceria com o The Conversation Brasil. Nesse artigo, nossos especialistas refletiram o papel fundamental do Brasil na construção e consolidação do BRICS. Entretanto, mostraram que o cenário da realização da Cúpula esse ano, é de desafios.

Num mundo de policrises, tais como conflitos armados, instabilidade econômica internacional e guerras tarifárias, o BRICS emerge como uma alternativa de diálogo multilateral, com ênfase na construção de uma ordem multipolar. Nesse contexto, pontuaram alguns assuntos que são fios condutores do Brasil para a Cúpula esse ano: Multilateralismo e democratização do Conselho de Segurança; Mudanças climáticas e IA; Cooperação em saúde e desigualdade , por isso, diante dessas preocupações, o fortalecimento institucional do BRICS tornou-se uma das seis prioridades definidas pela presidência brasileira, que tem defendido uma ampliação disciplinada e orientada por parâmetros claros do Bloco.

O artigo completo está disponível através do botão abaixo:

 

Leia o Artigo