Paula Drumond, coordenadora adjunta do GSUM, participa da Reunião de Especialistas da UNESCO sobre a Mensuração do Diálogo Intercultural

De 5 a 6 de dezembro de 2018, a coordenadora adjunta do GSUM e professora do IRI/PUC-Rio, Paula Drumond, participou da Reunião de Especialistas da UNESCO “Mensurando o Diálogo Intercultural: Fortalecendo os dados para aperfeiçoar o impacto no terreno”. A reunião foi realizada na sede da UNESCO em Paris, França.

A reunião de especialistas tinha dois objetivos principais: primeiro, discutir as dimensões, indicadores e dados propostos para serem utilizados em uma Base de Dados Global sobre o Diálogo Intercultural; e, segundo, explorar as formas como a UNESCO pode inovar no apoio operacional oferecido aos Estados-Membros a partir desses dados, a fim de apoiar concretamente os processos de diálogo no terreno. Os participantes da reunião foram selecionados por sua experiência substantiva em pesquisa e prática de diálogo intercultural e/ou experiência com mensuração e produção de dados.

O encontro foi parte de uma iniciativa mais ampla dedicada ao desenvolvimento de uma Base de Dados Global sobre Diálogo Intercultural, liderada pela UNESCO no contexto da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022) e tendo como pano de fundo a Agenda de Paz Sustentável (“Sustaining Peace”) da ONU. A partir da coleta de dados, espera-se estabelecer a relação entre diálogo intercultural e a promoção do desenvolvimento e da segurança, bem como determinar as condições que favorecem a mobilização efetiva do diálogo intercultural rumo a tais objetivos.