Desde os anos 2000, fluxos econômicos de origem chinesa vêm provocando impactos sistêmicos que podem ser sentidos e observados em todo o mundo. Na América do Sul, esses impactos têm se traduzido na presença crescente da China como principal parceiro comercial e importante fonte de investimentos. 

Quais os impactos dos investimentos chineses no Brasil e na região? A partir de uma abordagem multinível, a pesquisa traz análises baseadas em evidências do financiamento do desenvolvimento da China nos níveis sistêmico, regional, nacional e subnacional.

Uma série de produtos destacam os instrumentos de financiamento do desenvolvimento da China, Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (China (CDB); FOCAC; China-CELAC; Macau Forum; China Arabic States Cooperation Forum (CASCF)), efeitos sistêmicos e impactos socioambientais.

Mais especificamente, as análises são baseadas em evidências ou conselhos de políticas sobre questões relativas à relação entre salvaguardas socioambientais e financiamento do desenvolvimento

Nesta página, destacamos o monitoramento dos investimentos em nível territorial a fim de  contribuir para o estabelecimento de novos espaços de diálogos sobre políticas sobre investimentos e proteção socioambiental da China.

A dimensão da proteção socioambiental é entendida a partir da avaliação dos projetos e operações de empresas chinesas localizadas nos biomas Amazônia e Cerrado (Parte II), um panorama geopolítico da presença da China no Brasil e no mundo (Parte III), e dos fluxos comerciais do país asiático com a América do Sul (Parte IV).