O Instituto de Relações Internacionais e a Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) realizaram a aula aberta “Cosmopraxis: métodos relacionales para uma RI pluriversal” com Amaya Querejazu, da Universidad de Antioquia
Na sexta-feira, dia 16 de agosto, o Instituto de Relações Internacionais e a sua Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) realizaram a aula aberta “Cosmopraxis: métodos relacionales para uma RI pluriversal” com Amaya Querejazu, da Universidad de Antioquia. A aula foi mediada pela Profa. Marta Fernandez (BPC e IRI/PUC-Rio).
Nesta aula aberta, Querejazu discutiu a contribuição de conceitos como cosmopraxis, pluriversalidade e relacionalidade para um estudo mais plural das Relações Internacionais. Como demonstrou, trazer questões ontológicas de volta para as RIs tem permitido abrir discussões sobre pluralidade e diferença em termos da coexistência de mundos e realidades, contribuindo para a transformação de conflitos ontológicos.
Esta aula faz parte do calendário de celebrações dos 10 anos do GSUM, projeto do BRICS Policy Center, contando com o apoio do CAPES PrInt PUC-Rio (Projeto Transformação de Conflito e Mediação Internacional) e do FAPERJ Emergentes.
Fique de olhos nas nossas redes sociais para participar dos próximos eventos organizados pelo Instituto.