Novas perspectivas sobre o novo banco dos BRICS

O pesquisador do BRICS Policy Center e coordenador do BRICS Urbe, Prof. Sérgio Veloso, concedeu uma entrevista ao enviado especial da BBC Brasil a Pequim e a Xiamen (China), Luis Barrucho. No artigo, Barrucho abordou a relevância dos BRICS e seus desafios para o futuro.

“Os números são astronômicos: juntos, os Brics – o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.

Mas, na medida em que crescem em importância, suas diferenças acabam se tornando mais pronunciadas desde que o termo foi criado, há 16 anos.

Para Sérgio Veloso, professor e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Brics (Brics Policy Center), os Brics “nunca surgiram como um agrupamento cuja força residia na capacidade individual de cada país”.

“Trata-se, ao fim e ao cabo, de um agrupamento político, embora tenha levado algum tempo para que eles pudessem desenvolver uma agenda política conjunta. Os Brics nunca estiveram tão sólidos”.

O conteúdo está disponível somente em inglês.

“New perspectives on the new BRICS bank” – artigo publicado em Diálogo Chino, em agosto de 2017.