Lançamento do livro “Post-conflict Colombia and the global circulation of military expertise”, de Manuela Trindade Viana

 

Lançamento do livro “Post-conflict Colombia and the global circulation of military expertise”, de Manuela Trindade Viana (Pontificia Universidad Javeriana).

Evento realizado no dia 21 de novembro, às 17:00h, no Auditório do IRI2 (Rua Marquês de São Vicente, 232).

 

No dia 21 de novembro, a Dra. Manuela Trindade Viana, aurora do livro Post-conflict Colombia and the global circulation of military expertise, recebeu no IRI / PUC-Rio convidados para um debate sobre temas associados à militarização, conflito, relações civis-militares e ao contexto colombiano.  Dentre as convidadas para o debate, estiveram presentes as professoras Monica Herz e Maira Siman. Ambas atuaram na apresentação dos elementos básicos do livro, bem como no levantamento de perguntas e comentários respondidos pela autora. Foram discutidos, nesta dimensão, temas como a democracia e paralelos com casos como o brasileiro.

 

 

Manuela Trindade destacou que seu livro, ao partir da experiência colombiana, vai muito além da análise restrita ao caso da Colômbia. Inicialmente, relatou o seu acesso ao tema de estudo em sua formação acadêmica. Elencou também as razões pelas quais o caso colombiano costuma ser percebido como uma experiência de sucesso em termos de estabilização pós-conflito, problematizando esses motivos. O evento também perpassou o percurso de escrita do livro, demonstrando a preocupação em mesclar importantes bases teórico-conceituais, forte pesquisa documental e análises do caso colombiano.