José Pascal da Rocha, colaborador do GSUM, lança “Manual do Mediador Internacional”

O Professor da Escola de Estudos Profissionais da Universidade de Columbia, Dr. José Pascal da Rocha, acaba de lançar o livro “Manual do Mediador Internacional”, em português. Pascal da Rocha é colaborador da Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), tendo sido Fellow da Unidade. Ele tem 20 anos de experiência internacional nas áreas de pacificação, manutenção da paz e construção da paz e 10 anos de experiência corporativa. Sua pesquisa abrange mediação, conflito armado e construção da paz.

O livro se concentra na mediação política como um meio de gestão de conflitos, pelo qual um conflito violento é terminado e um terceiro mandatado auxilia as partes a encontrarem estruturas e mecanismos novos ou distintos para resolverem suas reivindicações. Com base em cinco fases distintas, o manual ilustra os mecanismos gerais do processo de mediação, desde o início do processo até que se atinja o resultado mediado. Finalmente, um estudo de caso complexo das mediações do Sudão é usado para dar sentido ao modelo apresentado no livro.

O manual foi traduzido para o português pela pesquisadora assistente do GSUM Victória Santos. Segundo resenha da pesquisadora do GSUM e professora do IRI/PUC-Rio Maíra Siman: “Este manual vem em boa hora. Em um contexto que demanda reflexões práticas mais sistemáticas sobre as formas de resolução dos conflitos internacionais, é urgente sabermos mais sobre os princípios, as ferramentas, as habilidades e as estratégias de negociação que os mediadores devem conhecer e possuir para agir efetivamente. Sua edição em português atende a interesses e necessidades imediatas de vários grupos―pesquisadores, tomadores de decisão e uma variedade ampla de atores da sociedade civil.”

O livro já está disponível online para venda!