I Seminário de Municipalização da Agenda de Erradicação do Trabalho Escravo no Estado do Rio de Janeiro

Foto: Jornal O Dia

No dia 28 de janeiro foi realizado o I Seminário de Municipalização da Agenda de Erradicação do Trabalho Escravo no Estado do Rio de Janeiro em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias.

Na mesa de abertura, o foco foi a política estadual de erradicação do trabalho escravo e as atribuições dos entes municipais. Em seguida, ocorreu um debate mais amplo com a sociedade civil visando a pensar em comunidade as estratégias conjuntas de prevenção e conscientização sobre o trabalho escravo contemporâneo.

A Professora Silvia Pinheiro, da University of Nottingham e PUC-Rio, participou do painel de debates com o tema Direitos trabalhistas e cadeia produtiva, ao lado de Júlia de Paula e Marcela Soares da Universidade Federal Fluminense.

O evento, promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (CETP-COETRAE/RJ) em parceria com a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, a Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Rio de Janeiro e a University of Nottingham, teve como principais objetivos contribuir para a sensibilização  sobre a temática do trabalho escravo contemporâneo e avaliar o reflexo em âmbito regional das políticas, programas e legislações com os desafios impostos pela conjuntura atual.

Além do seminário houve uma ação da Polícia Rodoviária Federal na Praça do Expedicionário, com exibição de vídeos e uma breve conversa e distribuição de material informativo sobre o tema de escravidão contemporânea, que atingiu cerca de 500 pessoas.