I Seminário BRICS Amazônia: Brasil China e África do Sul em perspectiva comparada

Na semana do dia 09 a 13 de setembro de 2024, o BRICS Policy Center (BPC-PUC/Rio) e o Laboratório de Estudos da Amazônia Futuro (LEAF-UFAM) vão realizar um conjunto de atividades na Amazônia, mais precisamente, na cidade de Manaus, com a presença de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Como fito, está a questão da nova economia mundo face à ascensão dos BRICS, e à possibilidade de relações internacionais mais simétricas.

Dentre essas atividades, no dia 10 de setembro, das 08h às 11:30h da manhã, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (DCIS-UFAM), será realizado o I Seminário BRICS Amazônia: Brasil, China e África do Sul em Perspectiva Comparada, no Auditório Rio Solimões – IFCHS/UFAM.
O objetivo do evento é discutir a relação entre os países dos BRICS em termos de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Será apresentado, nesse sentido, um conjunto de pesquisas empíricas sobre os modelos econômicos desses países, com foco nas Zonas Francas, apontando o impacto que a economia chinesa passa a ter sobre os rumos do chamado “Sul Global”.
A mesa de abertura do evento será composta pela Reitoria da UFAM, pela professora Iraíldes Caldas Torres (Direção do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – IFCHS – UFAM), pelo prof. Davyd Spencer (Chefia do DCIS – UFAM) e pelo sr. Arthur Lisboa (Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA).
Compôem a mesa de debates: Ana Saggioro Garcia (UFRRJ/BPC), Maria Elena Rodriguez (PUC-Rio), Lisa Thompson (University of the Western Cape), Cleiton Maciel Brito (UFAM/LEAF) e Marcelo Seráfico (UFAM). As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas de 05 de agosto a 04 de setembro no botão abaixo.
Neste mesmo dia, os pesquisadores participarão de um roda de conversas com discentes da Universidade Federal do Amazonas para debater o lugar da Amazônia atualmente no mundo, possibilidades de intercâmbios acadêmicos, pesquisas futuras na temática dos BRICS e desafios da universidade no presente.
Ainda como parte da programação da semana, estão confirmadas visitas às plantas fabris de empresas chinesas do Polo Industrial de Manaus (PIM), diálogos com representantes dos sindicatos dos trabalhadores do PIM e, por fim, uma visita à Superintendência da Zona Franca de Manaus, com entrevista com o Superintendente desta autarquia.[

Inscrições[/vc_column][/vc_row]